Portal da Cidade Mariana

Educação

Os impactos da pandemia causada pelo novo coronavírus na educação

Em Mariana, somente na rede municipal de ensino, 31 instituições e cerca de 7200 alunos estão sendo afetados devido à pandemia da Covid-19.

Publicado em 25/10/2020 às 00:56

(Foto: Pixabay)

A pandemia causada pelo novo coronavírus tem impactado diversos aspectos das nossas vidas, inclusive, o acesso à educação. Em pronunciamento realizado no mês de julho, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que problemas decorrentes da pandemia como os cortes orçamentários profundos na educação e aumento da pobreza podem fazer com que até 9,7 milhões de crianças abandonem as escola até o fim deste ano.

Em Mariana, somente na rede municipal de ensino, 31 instituições e cerca de 7200 alunos estão sendo afetados devido à pandemia da Covid-19. No município, as aulas presenciais seguem suspensas desde o dia 17 de março e os desafios enfrentados pelos professores e alunos no ensino remoto ainda são muitos.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), “O primeiro impacto ocasionado por esse distanciamento necessário e obrigatório foi perceber o quanto o processo de ensino deve ser cuidado e pensado”, afirmou ao Portal da Cidade Mariana. Outro desafio relatado pela SEMED foi o atendimento não presencial aos alunos com deficiência, atendidos nas Salas de Recurso Multifuncionais instaladas em escolas municipais.

Entre as ações da Prefeitura de Mariana, por meio da SEMED, estão a produção de um caderno impresso de atividades de atualização pedagógica e preservação do vínculo dos alunos com suas unidades de Ensino, sendo que, até o momento, quatro já foram entregues. Esse material é também disponibilizado para os alunos com deficiência, tendo sido “confeccionados cadernos pedagógicos específicos e individualizados, em um trabalho conjunto entre a SEMED e professores das Salas de Recurso, possibilitado o acesso às duas formas de atendimento”, explica a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mariana.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mariana, esse material é entregue mensalmente e contém orientações de estudo e atividades por segmento (Educação Infantil/ Ensino Fundamental - Anos iniciais/ Ensino Fundamental - Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos). Além disso, será também entregue o último caderno dos Pets - Planos de Estudos Tutorados, que material criado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e disponibilizado aos alunos da rede estadual de ensino.

A necessidade do distanciamento físico e a educação escolar sendo feita exclusivamente em casa impacta também na vida e aprendizado dos alunos que muitas vezes não têm acesso à internet, à materiais de apoio para os estudos como livros e revistas e até mesmo adultos com instrução acadêmica para auxiliá-los durantes as atividades em casa.

“O que mais sinto falta é da escola. Eu estou tendo aulas online, mas não estou gostando muito, pois muitas pessoas fazem tumulto durante a aula. Na minha opinião, estou tendo mais atividades do que nas aulas presenciais, porque eles querem que a gente faça muitas coisas ao mesmo tempo”, relata a aluna do 7º ano da Escola Municipal Dom Oscar de Oliveira, Ketellyn Martins. Além dos cadernos de atualização pedagógica disponibilizados pela Secretaria de Educação, por uma iniciativa própria da escola, ela também está tendo aulas online, por meio do Google Meet, e atividades e dinâmicas complementares também de forma online.

Além das dificuldades com o ensino remoto, a falta da convivência com os colegas, professores e demais profissionais do ambiente escolar, é também um dos impactos sofridos pelos estudantes. “Sinto falta das minhas amigas e de poder abraçar elas. Estou conversando com elas diariamente, mas não é a mesma coisa de estar pessoalmente”, conta Ketellyn. 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário