Portal da Cidade Mariana

Reconhecimento

Produções do curso de Jornalismo da UFOP vencem a Expocom Sudeste

O curso de Jornalismo é ofertado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) em Mariana.

Publicado em 19/10/2020 às 06:00
Atualizado em

(Foto: Reprodução YouTube)

(Foto: Reprodução YouTube)

(Foto: Reprodução YouTube)

(Foto: Reprodução YouTube)

Quatro produções do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) venceram a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) da Região Sudeste e concorrerão à fase nacional do prêmio. Ao todo, 17 trabalhos da UFOP foram finalistas e concorreram em diversas modalidades.

Dentre os produtos vencedores estão as produções laboratoriais Lampião (edições 34 e 35) na modalidade de Jornal-laboratório Impresso e a Curinga (edições 27 e 28) na modalidade Revista-laboratório Impressa.

Além disso, a Verbalize! foi premiada na modalidade Agência Escola/Júnior de Jornalismo, com o projeto “Conscientização sobre câncer de mama no distrito de Monsenhor Horta - MG”, e os alunos Karém Andrade, Kelly Souza, Pedro Gimenes e Douglas Oliveira na modalidade Produção de Jornalismo Literário e/ou de Opinião com a reportagem “Vidas com Barragens”.

“Receber o prêmio de Melhor Revista Laboratório do Sudeste é um reconhecimento enorme de todos os esforços feitos pelos alunos e também pelos professores em uma época de sucateamento de verbas da universidade pública, que acaba dificultando alguns quesitos importantes da produção do trabalho. Manter a qualidade da Curinga nesse contexto é mostrar que a universidade pública é importante em todos os seus âmbitos, pois consegue formar profissionais exemplares independente das condições”, afirma o ex-aluno da UFOP Ivan Vilela. O jornalista participou das duas edições premiadas da Curinga, respectivamente, como editor de texto e monitor.

Para Yasmin Winter, editora-chefe da edição 28, o prêmio é relevante especialmente do diante aos constantes ataques à educação, à universidade pública e à pesquisa, para além do reconhecimento pessoal de cada um dos alunos que fizeram a revista. Além disso, a estudante destaca o trabalho árduo em equipe (repórteres, editores, professoras, monitores e revisores) e todo o suporte da UFOP para o fornecimento de equipamentos, programas de edição e transporte. “Tudo isso só foi possível porque a gente está em uma universidade pública, gratuita, inclusiva, de qualidade e transformadora. E acho que tudo isso faz muito diferença na hora da gente apresentar o nosso produto”, enfatiza.

Para Kárem Andrade, aluna-líder da reportagem “Vidas com Barragens”, o prêmio é um “reconhecimento por um trabalho que é sério e respeitoso, além de servir como um incentivo para que a gente continue construindo pautas que exigem de nós a coragem como foi essa”. “Vidas com Barragens” está na edição 28 da revista Curinga e aborda questões sobre relacionadas aos deslocamentos causados por rompimento de barragens, como em Bento Rodrigues, pela iminência do risco de rompimento, como no distrito de Socorro em Barão de Cocais, e, por último, devido à construção de uma barragem hidrelétrica como na cidade de Itueta-MG.

Em dezembro, acontecerá a fase nacional da premiação e as expectativas são as melhores, especialmente, porque, em 2019, o Lampião e a Curinga venceram a Expocom Sudeste e a Expocom Nacional. “Acho que se a gente vencer o nacional vai ser um reconhecimento maior ainda”, comenta a editora-chefe da edição 28 da Curinga.

O jornal Lampião e a revista Curinga são distribuídos gratuitamente nas cidades de Mariana e Ouro Preto. Para conhecer as versões online dos produtos acesse:

Jornal Lampião: https://lampiaodigital.ufop.br/

Revista Curinga edição 27: https://revistacuringa.wixsite.com/edicao27

Revista Curinga edição 28: https://revistacuringa.wixsite.com/edicao28/inicio-1


Sobre a Expocom

A Expocom é um evento que acontece dentro do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) e premia os melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes dos cursos de Comunicação do Brasil.

Em 2020, o evento está sendo realizado de forma online devido à pandemia da Covid-19. O evento da Região Sudeste aconteceu nesta sexta-feira (16). Já a etapa nacional será entre os dias 01 e 10 de dezembro.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário