Portal da Cidade Mariana

Dia do Professor

Professora de Mariana fala sobre os desafios da educação na pandemia

Luciana Novais, que é professora há mais de vinte anos na educação presencial, fala sobre o sistema de aulas online e seus desafios.

Publicado em 15/10/2020 às 07:05
Atualizado em

Luciana Novais (Foto: Nina Cida)

O ano de 2020 trouxe inúmeros desafios para a sociedade como um todo, estamos vivendo uma situação inédita com a pandemia do novo coronavírus. Praticamente todos os âmbitos de nossa sociedade foram afetados pela doença - desde a saúde da população até a economia - e suas consequências.

Contudo, um dos setores que passou por uma grande reformulação e que representou um grande desafio foi o da educação. Muitas crianças viram seu acesso à educação se transformar, porém, algumas escolas puderam se se adaptar e passaram a oferecer o ensino remoto online.  

Neste ano, as celebrações do dia dos professores são diferentes, assim como o seu trabalho e sua realidade. Como está sendo essa transformação para os que continuam dando aulas via internet? Buscamos respostas e uma perspectiva sobre a nova forma de ensinar com a professora Luciana Novais, que pontuou sobre seus processos nesse novo esquema de ensino e, também, os maiores desafios - tanto para ela, quanto para seus colegas educadores e para seus alunos.  

LUCIANA: Os maiores desafios foram durante o processo de adaptação, não tivemos muito tempo para aprender sobre as novas tecnologias o que fez com que fossemos aprendendo no decorrer do processo. Levar esse conteúdo de forma on-line, além de diferente, trouxe novos desafios e aprendizados. Tanto para mim que já tenho mais de 20 anos de ensino presencial quanto para os alunos que também tiveram que se adaptar."


A profissão de educador envolve muita dedicação, os professores têm uma relação forte com o ambiente de sala de aula e com a vivência presencial, contudo a paralisação das aulas trouxe uma mudança neste cenário:

LUCIANA:Voltar a dar aulas e reencontrar com meus alunos durante a pandemia foi uma mistura de sentimentos: uma satisfação pela continuidade, mas um desafio pela nova realidade.

É importante pontuar, porém, que o sistema de aulas virtuais pode exigir muito dos educadores. A profissão acaba por ser extremamente romantizada, visto que os salários não são equivalentes à relevância do ofício e existe uma visão de que os professores trabalham apenas "por amor". Atuar em salas de aula tem suas dificuldades, as quais ganham uma nova ótica no ambiente virtual. 

LUCIANA: Para mim um dos maiores desafios foi estabelecer uma rotina nova, me adaptar tecnologicamente e fisicamente. Ficar muitas horas sentada diante de uma tela de computador exigiu muito do meu corpo, chegava a ficar mais de 10 horas, entre dar aula e transferir o conteúdo do papel para o computador.

A manutenção do ensino e a retomada são ações que podem reverberar no aprendizado, tanto dos alunos quanto dos próprios profissionais da educação. 

Luciana Novais / Professora / Mariana

Aprendizados

“Agora, passados 6 meses, já estamos mais adaptados e já podemos ver que foi importante esse processo de retomada e readaptação, possibilitou a manutenção do ensino e o ano, portanto, não foi totalmente perdido.”

Luciana Novais / Professora / Mariana

O professor ensina e marca trajetórias, acompanhando o estudante por toda a sua vida, é aquele que vê o que o aluno é enquanto pessoa e quem ele pode ser enquanto profissional.

Sua responsabilidade é grande, assim como a importância de sua profissão. O papel dos educadores é primordial, sem professores não teríamos médicos, engenheiros, advogados... sem professores não teríamos a educação.

O Portal da Cidade parabeniza a todos os professores e educadores neste dia tão importante! 
"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais..." Rubem Alves.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário