Portal da Cidade Mariana

Coronavírus

Retorno às aulas presenciais preocupa especialistas em todo o país

Alguns estados do Brasil estão retomando as suas aulas, essa atitude vem preocupando os especialistas em saúde e educação.

Publicado em 09/09/2020 às 01:30

(Foto: Pixabay)

Alguns estados brasileiros iniciaram os protocolos de retorno das aulas presenciais, no Amazonas as aulas retornaram em 10 de agosto, já em São Paulo e no Rio Grande do Sul as aulas começam nesta terça-feira (08).

Contudo, alguns professores e pesquisadores em saúde têm pontuado que a volta está sendo precipitada e que, na verdade, não deveria acontecer.

A grande questão é que, no Brasil, muitas escolas públicas não têm a estrutura necessária para manter os protocolos de higiene e o distanciamento mínimo necessário.

Com o número de alunos elevado, as salas de aula poderão ficar superlotadas - o que poderia ser um grande problema para os índices de contaminação do novo coronavírus.

Para além, um relatório realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e divulgado nesta terça-feira (08), indicou que as escolas do Brasil permaneceram fechadas por um período mais longo do que as escolas de outros países estudados, o que culminará em um abalo nos processos de aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades dos alunos.

Em alguns estados, as escolas ainda não reabriram, o que poderia caracterizar problemas ainda mais severos nessas localidades.

O SINPRO-DF (sindicato dos professores do distrito federal) se posicionou contra o retorno das aulas presenciais, pontuando a preocupação com desafios difíceis de serem ultrapassados e que, na verdade, são realidade em escolas públicas de todo o país - como a superlotação das salas de aula, a falta de infraestrutura nas escolas, a sobrecarga de trabalho e excesso de demandas para os professores e profissionais da educação. 

Até o presente momento, não há data ou previsão para o retorno das aulas em Minas Gerais - mesmo com a evolução de algumas cidades no Plano Minas Consciente - e há alguns estados do Brasil (como o Rio Grande do Norte) que já se posicionaram a favor do retorno das aulas somente no próximo ano (2021).  

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário