Portal da Cidade Mariana

Gestão

Tempo Integral é reconhecido internacionalmente

O programa irá integrar a conferência “Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios”

Publicado em 16/08/2020 às 05:45
Atualizado em

(Foto: PEDRO FERREIRA l PREFEITURA DE MARIANA)

O projeto de Educação em Tempo Integral segue recebendo reconhecimento, dessa vez de forma internacional. Com uma proposta inovadora, o programa irá integrar a conferência “Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios” realizada pela Universidade do Porto, em Portugal.

Uma das propostas do Tempo Integral, para além das seis oficinas oferecidas, é a realização de um mapa afetivo criado pelos alunos. Contendo o limite do município, seus distritos e bairros, os alunos desenharam, escreveram e estabeleceram experiências, memórias afetivas e histórias relacionadas aos seus lugares.

Segundo o coordenador de Educação Patrimonial e um dos colaboradores do projeto que foi implementado entre 2019 e 2020, André Fabrício Silva, o intuito era ajudar os alunos a se sentirem pertencentes ao local. “A proposta foi pensada para que os alunos percebam a importância da coletividade, e do espaço comum, para que eles se apropriem dos seus locais”.

Ao trazer esta proposta de valorização do patrimônio local através de metologias pedagógicas, a Secretaria de Educação de Mariana segue valorizando também os conhecimentos adquiridos pelos alunos, por meio da vivência do seu dia a dia e da realidade na qual os estudantes estão inseridos.

Segundo a Secretária de Educação, Aline Oliveira, o projeto irá também deixar um legado para a cidade. “A partir dos mapas afetivos, de vídeos e de fotos, vamos elaborar um mapa interativo para Mariana. Todos poderão conhecer melhor a história de Mariana, dos bairros e distritos, a partir do olhar de quem realmente está nesses espaços. É uma contribuição à identidade e memória dos povos e do território”, afirmou a secretária. O mapa interativa tem previsão de lançamento para 2021.

O TEMPO INTEGRAL 

Atendendo até 1500 alunos do município são oferecidas oficinas de estudos orientados, educação patrimonial, música, dança, teatro e artesanato.

O projeto enviado à Universidade do Porto é coordenado pela Subsecretária de Apoio Operacional, Alessandra Luzia Silva, e tem colaboradores: André Fabrício Silva, Arlinda Maria Campos Teixeira, Lorraine Marilyn Leonel, Luiz Renato Gomes dos Santos e Rafael Hugo dos Santos.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário