Portal da Cidade Mariana

PARCERIA

UFOP é contemplada em programa de capacitação internacional

Iniciativa busca a cooperação entre UFOP e instituições do Reino Unido, voltada para a área de Geologia

Publicado em 01/10/2019 às 08:23

A Universidade Federal de Ouro Preto foi contemplada pelo programa Capacitação e Internacionalização para o Ensino Superior, promovido pela British Council e criado por instituições do Reino Unido e do Brasil. O programa propicia a cooperação entre instituições dos dois países e oferece também financiamento para fortalecer a capacidade de internacionalização das universidades brasileiras através do conhecimento e experiência das universidades britânicas.  

 

A participação da UFOP ocorrerá por meio do Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais, em parceria com a School of Earth and Environmental Sciences, da Universidade de Portsmouth (UoP), e o Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O projeto aprovado, intitulado Building Quality Assurance into Postgraduate Studies: Geoscienses as a Case Study, é coordenado pelos professores Cristiano Lana (UFOP), Craig Storey (UoP) e Monica da Costa Pereira Lavalle Heilbron (UERJ).  

O programa prevê também: um evento em 2020 que reunirá vários pesquisadores das geociências na cidade de Ouro Preto; 10 bolsas de viagem do Reino Unido e 10 da UERJ por 10 dias; além de uma visita técnica de coordenadores de cursos da UFOP e da UERJ em Portsmouth, em janeiro de 2020. Os coordenadores irão participar de um projeto de promoção da qualidade de ensino em cursos de graduação e pós-graduação para liderar a implementação desse processo em suas próprias universidades. 

  

Em junho, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Sérgio Francisco de Aquino, a coordenadora de Assuntos Internacionais, Jaqueline Schultz, e o professor Cristiano Lana, do Departamento de Geologia, receberam o professor Craig Store em Ouro Preto. O objetivo do encontro foi discutir a proposta de financiamento e a posterior assinatura de um Memorando de Entendimento entre a UFOP e a instituição britânica.  

O Memorando de Entendimento tem como objetivo estabelecer relações amistosas, com a concordância e identificação de formas de cooperação entre ambas, para ajudar a fomentar e desenvolver o relacionamento e o compartilhamento de melhores práticas nas duas instituições. A UFOP e a Universidade de Portsmouth realizam trabalhos conjuntos desde 2013, por meio do Departamento de Geologia da UFOP e da School of Earth and Environmental Sciences da UoP.  

 

Para o professor Cristiano Lana, a parceria representa um grande passo para a internacionalização, sobretudo no Departamento de Geologia, e, futuramente, a abertura de um amplo leque de colaborações em pesquisa cientifica e ensino com as universidades da Inglaterra. 


Fonte:

Deixe seu comentário