Portal da Cidade Mariana

ENEM

Ministério da educação anuncia adiamento do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio teve sua data alterada em função da pandemia de COVID-19 e será realizado entre 30 a 60 dias após a data prevista

Publicado em 20/05/2020 às 05:30
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

As instituições responsáveis pela realização do enem - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC) - cederam à pressão social e, nesta quarta-feira (20) deliberaram pelo adiamento do ENEM.

A prova estava marcada para os dias 1º e 8 de novembro, todavia, em função da pandemia de coronavírus, houve uma grande manifestação contra a realização das provas na data. A demanda partiu de estudantes que realizarão as provas, de professores e educadores, e, inclusive, de manifestações do Poder Legislativo.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) informou à imprensa na última quinta-feira (14) que solicitou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) o adiamento, que foi votado nesta terça-feira (19) no Senado Federal, ganhando quase que por unanimidade com 75 votos a favor e um único voto contrário - o único senador a votar contra a delonga foi Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

As novas datas de realização das provas ainda não foram determinadas mas, segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, elas devem ser realizadas entre 30 e 60 dias após o programado.

O ministro Weintraub pontuou sobre a medida no Twitter e disse, inclusive, que tem interesse em ouvir e acolher opiniões dos estudantes inscritos para elaborar o novo cronograma de realização das avaliações.

INSCRIÇÕES  

As inscrições para a prova começaram no dia 11 de maio e terminam nesta sexta-feira (22), às 23:59.

 Os interessados em realizar a inscrição devem acessar o site: https://enem.inep.gov.br.

Confira a nota divulgada pela Assessoria de Comunicação Social no portal do Ministério da Educação:  

“Atento às demandas da sociedade e manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. 

As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao previsto nos editais. Para tanto, o Inep promoverá uma enquete junto aos inscritos para o Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o Enem 2020 seguem abertas até 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.

Assessoria de Comunicação Social”


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário