Portal da Cidade Mariana

Esporte

10 de fevereiro: Dia do Atleta Profissional

Uma homenagem aos atletas marianenses e um estudo de como a pandemia afetou o atletismo

Publicado em 09/02/2021 às 07:27
Atualizado em

Dia do Atleta Profissional (Foto: Portal da Cidade)

No Brasil, o dia 10 de fevereiro celebra a profissionalização do atletismo e homenageia todas as pessoas que fazem do esporte a sua profissão. Você sabia disso?

A data comemorativa foi estabelecida no Brasil em 1998, mesmo ano em que a profissão de atleta profissional foi reconhecida através da lei nº 9615, e os atletas passaram a terem seus direitos garantidos.

Os atletas, desde os Jogos Olímpicos antigos da Grécia, fizeram do esporte uma forma de "ganhar a vida" e, com o passar dos anos, a dedicação e constância se tornaram profissão.

Mas se engana quem pensa que ser um atleta profissional é moleza, pois um atleta precisa se dedicar com muita garra e determinação nos treinos, estar sempre cuidando da saúde, muitas vezes tem uma rotina pesada, lida com a falta de investimentos e patrocínios e participa com muito empenho das mais variadas competições.

Mountain Bike: um exemplo do atletismo profissional em Mariana

Mariana é a cidade sede da maior competição de Mountain Bike da América Latina, o Iron Biker Brasil. A primeira capital do estado de Minas Gerais, recebeu a competição seis vez seguidas, se tornando um grande polo do ciclismo brasileiro.

Mountain Bike é como é chamada a modalidade do ciclismo, na qual os atletas enfrentam percursos com diversos obstáculos. Eventualmente chamada de Ciclismo de Montanha, a modalidade é praticada em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas, em parques e na cidade. 


A matéria destaca essa modalidade de atletismo profissional, mas a cidade contempla inúmeras outras, como Taekwondo, Voleibol, Futebol e Box, e está sempre buscando formas de valorizar o esporte e os atletas. O programa Bolsa Atleta é um exemplo.

Jefferson Batista, de 25 anos, é ciclista, residente em Mariana, pratica o esporte desde os 14 anos e atualmente é um atleta profissional. Segundo ele a prefeitura municipal anda investindo bastante no ciclismo. "Vejo que estão melhorando as trilhas, melhorando as ciclovias, colocando placas e sinalizações, o que é muito bom", afirma.

E a pandemia, como afetou o atleta profissional?

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Stanford (Estados Unidos) e pela plataforma esportiva Strava, divulgado pela Agência Brasil, a pandemia do novo coronavírus "aumentou a sensação de depressão e ansiedade de atletas profissionais de alto rendimento".

O estudo “O impacto da covid-19 em atletas profissionais” analisou 131 esportistas (ciclistas, triatletas e corredores norte-americanos usuários da plataforma), que foram submetidos a um questionário com 30 perguntas sobre o desempenho na pandemia. Um em cada cinco participantes relatou falta de motivação para treinar em meio às restrições impostas no período.

Em conversa com o Portal da Cidade, Jefferson disse que não sentiu tanta diferença no período da pandemia por já ter o costume de treinar sozinho e ao ar livre, mas que sabe que outras modalidades foram afetadas. "Eu continuei treinado, mas percebi que a pandemia afetou muitos atletas de outras modalidades como o vôlei e outros esportes de mais contato físico", conta o atleta.

Já sobre as competições a pandemia teve um forte impacto e, por todo país estão suspensas temporariamente, para evitar aglomerações.

O Portal da Cidade Mariana deseja um feliz dia a todos os atletas profissionais da cidade.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Fonte:

Deixe seu comentário