Portal da Cidade Mariana

AÇÃO

Atividades paraolímpicas marcam “Tarde de Esportes” em Mariana

Evento promoveu esportes dedicados às pessoas com deficiência

Publicado em 24/09/2019 às 06:55

(Foto: YASMINE FEITAL l PREFEITURA DE MARIANA)

No último sábado, 21, a Arena Mariana sediou a Tarde de Esportes, um evento realizado para comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e a Associação das Pessoas Deficientes de Mariana (ADEM), está promovendo diversas atividades com o intuito de dar visibilidade e comemorar o mês Setembro Verde.  

A Tarde de Esportes contou com a Sociedade Musical São Vicente de Paulo para a abertura do evento. Além de outras composições, a banda tocou o hino nacional e o hino da cidade de Mariana. O evento foi realizado com o intuito de apresentar alguns dos esportes que são jogados por pessoas com deficiência, como o rugby, bocha e basquete em cadeira de rodas.    

As partidas possuem durações distintas. No jogo de rugby, por exemplo, são 4 tempos de 8 minutos cada, já o basquete conta com os mesmos 4 tempos, mas com cerca de 10 minutos cada um. Ambas as modalidades foram jogadas por pessoas que se locomovem por meio de cadeira de rodas.  

Além desses dois esportes, o jogo de bocha também surpreendeu quem estava na Arena. A modalidade paralímpica pode ser jogada, por exemplo, por pessoas com paralisia cerebral, atrofia muscular espinhal e disfunção motora progressiva. Em todos esses esportes, a divisão de equipes e classificação dos/as jogadores/as varia de acordo com o grau de comprometimento motor dos/as mesmos/as.  

Rosemary Aparecida dos Santos, presidenta da ADEM, falou sobre a importância da visibilidade que eventos como esse proporcionam. “Esse evento foi para chamar a atenção das pessoas para nós, para dizer que queremos ser respeitados como seres humanos. O principal direito nosso é o de ir e vir, e é por isso que estamos aqui hoje”, disse. 



Fonte:

Deixe seu comentário