Portal da Cidade Mariana

Entrevista

Atletas de Mariana são premiados em competição de Mountain Bike

Confira a entrevista com Juliano Neves, Letícia Coura, Pedro Miranda e Victoria Moreira.

Publicado em 02/12/2020 às 06:30
Atualizado em

Juliano Neves foi vice-campeão mineiro De Xco (Foto: Fotop)

Pedro Miranda ficou em primeiro na categoria Master Amadores (Foto: Imagem cedida por Pedro Miranda)

Victoria Moreira ficou em primeiro na categoria open e Leticia Coura em segundo (Foto: Imagem cedida por Victoria Moreira)

O Mountain bike é um esporte muito apreciado por diversos atletas, e alguns dos nomes fortes na modalidade esportiva em Minas Gerais são de Mariana.

No último fim de semana, os atletas Juliano Neves, Letícia Coura, Pedro Miranda e Victoria Moreira participaram do Sense Campeonato Mineiro - Mtb Xco 2020 e tiveram lugar nos pódios da competição.

Juliano Neves conquistou o lugar de Vice-campeão Mineiro De Xco, Letícia Coura conquistou o segundo lugar feminino, Victoria Moreira ficou em primeiro na categoria open e em sexto lugar geral da segunda largada e Pedro Miranda ficou em primeiro na categoria Master Amadores. 

Confira os depoimentos de cada um deles:

Juliano Neves

PCM: Poderia falar um pouco sobre a competição que participou?  

Juliano Neves: “A competição aconteceu no último final de semana, na cidade de Carandaí em Minas Gerais, valendo o Título de campeão mineiro de MTB formato Olímpico. Nesse formato a prova é disputada em voltas em um circuito de aproximadamente 5 km com muitas trilhas e obstáculos naturais e artificiais. Uma vez que o atleta tem que ser completo e equilibrado, sendo que é preciso força, resistência e técnica e, por se tratar de uma prova bem dinâmica e com tempo médio de 1:20, o ritmo é muito forte.”

PCM: Como foi para você receber esta premiação?

Juliano Neves: “Fiquei extremamente satisfeito e de certa forma surpreso com o resultado, pois o nível da prova e dos atletas foi muito alto e eu acreditava que um mês de preparo talvez não fosse o suficiente para chegar competitivo, esperava chegar em top 5, na melhor das hipóteses, uma vez que a modalidade exige muito do físico, conseguido a duros e longos modos fazendo treinos bem específicos.”

PCM: Qual a importância do esporte em sua vida?

Juliano Neves: “Mais que uma paixão o esporte é literalmente minha vida, uma vez que é meu hobby, em que já pedalo a mais de 23 anos, e minha profissão também, pois sou empresário no ramo e temos uma loja (a SEVEN BIKE HOUSE) que comercializa bikes e equipamentos e serviços relacionados.”

Leticia Coura

PCM: O que te motivou a participar da competição? 

Leticia Coura: “O que me motivou a participar da competição, neste caso específico, foi o organizador da prova… porque tem um tempo que estamos lutando pelas categorias femininas nas provas. Isso porque elas estão sendo deixadas de lado, em função do número de mulheres que participam ainda ser inferior ao dos homens, embora o público feminino esteja crescendo no cenário do Mountain Bike. Então, o que me motivou foi realmente dar volume feminino nas provas… porque não adianta a gente lutar pelas categorias e não participar. É muito importante valorizar e participar dessas provas que reconhecem as categorias femininas.”

PCM: Quais foram as suas maiores dificuldades durante a competição? 

Leticia Coura: “A minha maior dificuldade na competição - como foi uma competição bem específica - foi manter o ritmo alto e me manter na alta intensidade 100% do tempo, que é característico do Xco.”

PCM: Qual a importância do esporte em sua vida? 

Leticia Coura: “O esporte na minha vida sempre foi muito importante, eu sempre pratiquei desde pequena. A prática de esportes oferece saúde, nos ensina a ter disciplina, abre muitas portas e oportunidades de networking, nos permite conhecer pessoas… então eu acho que o esporte é muito importante em todos os âmbitos da vida, tanto na saúde quanto na vida pessoal ou profissional, seja qual for a sua área o esporte vai te ajudar de alguma forma.”

Pedro Miranda

PCM: O que te motivou a participar da competição? 

Pedro Miranda: “O desafio pessoal, para mim, é a maior motivação; gosto de conhecer novas pessoas, me desafiar e adoro uma disputa sadia; o campeonato mineiro é o evento que representa MG no cenário nacional do esporte.”

PCM: Como foi para você receber esta premiação?

Pedro Miranda: “Pra mim foi de extrema importância. Iniciei há pouco mais de 3 anos no esporte e venho me dedicando dia após dia; essa foi minha primeira vitória; mesmo sendo em categoria amadora, para mim foi como ganhar um campeonato brasileiro.”

PCM: Qual a importância do esporte em sua vida?

Pedro Miranda: “Hoje, para mim, o esporte é meu combustível de vida; tive uma experiência, ainda jovem, nas categorias de base do Cruzeiro na modalidade futebol e, por uma lesão, fui obrigado a encerrar minhas atividades; veio o sedentarismo, estudo, trabalho e a rotina do dia a dia, que vai nos levando... Até que um primo me pressionou e insistiu para que eu comprasse uma bike; sou grato eternamente a ele por tal incentivo. Desde então, mudei minha rotina, meu humor, minha forma de ver o mundo. Hoje, vejo o esporte como uma forma de mudarmos a humanidade, seja no âmbito social ou cultural. Espero que mais políticas públicas voltadas para o esporte possam surgir, tanto no nosso município e estado, como no país.”

Victoria Moreira

PCM: Como é a preparação para este tipo de competição?

Victoria Moreira: “A preparação para esse tipo de competição, no formato XCO é bastante específica e exigente. Pois é uma prova rápida porém muito explosiva . Demanda um preparo físico e psicológico fora do comum.”

PCM: Para você, quais os segredos/chaves para um bom desempenho?

Victoria Moreira: “O segredo para um bom desempenho é tentar fazer sempre o seu melhor e respeitar as suas limitações. Saber descansar quando necessário, para poder alcançar um ponto ainda mais alto amanhã. Acreditar que limites existem para ser quebrados, e que precisamos sair da zona de conforto para isso.”

PCM: Qual a importância do esporte em sua vida?

Victoria Moreira: O esporte é formador de grandes pessoas ! Acredito que competir e mesmo assim saber respeitar o próximo é o caminho para o crescimento!”

O Portal da Cidade incentiva a prática de esportes e a manutenção dos cuidados com a saúde. 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

[Esta matéria conta com imagens cedidas pelos entrevistados e extraídas das redes sociais]

Fonte:

Deixe seu comentário