Portal da Cidade Mariana

EVENTO

Corrida do Doze entre Ouro Preto e Mariana une as cidades no feriado

Essa foi a sétima edição da prova que teve um percurso de 12 km, com saída da Praça Tiradentes, em Ouro Preto, e chegada na Praça da Sé

Publicado em 14/10/2019 às 08:00

(Foto: GLAUCIENE OLIVEIRA l PREFEITURA DE MARIANA)

Neste último sábado (12)  as ruas de Mariana ficaram repletas de muita adrenalina e emoção com a realização da tradicional Corrida e Caminhada Ouro Preto - Mariana, conhecida popularmente como Corrida do Doze. Essa foi a sétima edição da prova que teve um percurso de 12 km, com saída da Praça Tiradentes, em Ouro Preto, e chegada na Praça da Sé, onde aconteceu também a cerimônia de premiação.  

Mais de 200 pessoas participaram da prova. Na categoria masculina quem levou a medalha de ouro para casa e o prêmio em dinheiro foi Anderson Lucas de Sousa, da Equipe de Corrida da Madruga. E a primeira mulher a cruzar a linha de chegada foi Erika Vieira, que veio representando a equipe do Clube Dom Pedro II da cidade de Conselheiro Lafaiete, a atleta concluiu a prova com 44 minutos e 25 segundos e essa já é a 5ª vez consecutiva que ela vence a Corrida do Doze. "É sempre maravilhoso participar de provas em cidades históricas lindas como essas. O percurso foi um pouco difícil, por conta dos calçamento de pedras que é tradicional, mas foi tudo muito bem organizado, as cidades estão de parabéns", destacou a campeã. Acesse o site da Prefeitura de Mariana (mariana.mg.gov.br) para conferir a classificação completa da corrida. 

A prova foi repleta por muita determinação e fé, marcando o feriado de Nossa Senhora Aparecida vários competidores cruzaram a linha de chegada com imagens e objetos da santa. A união também esteve presente no evento, pois diversas pessoas saíram de outras cidades e competiram juntas, como é o caso da equipe Passo Firme de Itabirito, que levou 3 atletas para a prova. Um deles foi o Mauro Santos, ele acredita que o apoio dos amigos foi fundamental. " É uma prova cansativa, muitas descidas, porém foi maravilhosa. Poder correr ao lado dos meus amigos então é melhor ainda", destacou o atleta.  

HOMENAGEM - Durante a cerimônia de premiação aconteceu uma homenagem aos Dragões Reais das Minas pelos seus 300 anos de atuação. Essa foi a primeira tropa de cavalaria que chegou ao Brasil e se instalou pela primeira vez na cidade de Mariana, ao longo dos anos foi sendo transferida para diversas cidades do estado de Minas Gerais e atualmente o quartel está localizado no município de Santos Dumont. Esse quartel é responsável pela proteção de boa parte da Estrada Real que abrange vários municípios da Região dos Inconfidentes. Diversos soldados participaram da corrida e receberam o troféu de homenagem. Segundo o Tenente Costa, esse reconhecimento é muito importante para ele e toda equipe. "Ficamos muito felizes com essa homenagem e principalmente por ela está acontecendo na cidade onde tudo começou. Hoje somos a única unidade de cavalaria do Exército Brasileiro, então esse reconhecimento é muito importante", disse.



Fonte:

Deixe seu comentário