Portal da Cidade Mariana

Iniciativa

Novo projeto visa inclusão de pessoas com deficiência no esporte

Inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esportes

Publicado em 13/03/2020 às 03:02

(Foto: Prefeitura Municipal de Mariana)

É comprovado que a prática de esportes traz inúmeros benefícios, e para as pessoas com deficiência (PcDs) isso fica mais evidente. Atividades físicas permitem uma melhora na reabilitação e na inclusão junto à sociedade. Pensando nisso, a Secretaria de Esporte, em parceria com a ADEM (Associação das pessoas com deficiência de Mariana) e a Comunidade da Figueira, anuncia a criação do Projeto Tarde de Esportes para Pessoas com Deficiência.

Com diversas modalidades contempladas, as atividades são abertas para todas as idades e vão acontecer todas as segundas-feiras, de 14h às 16h, na Arena Mariana. Nas sextas-feiras, às práticas serão na parte da manhã, de 9h às 11h e na parte da tarde, de 14h às 15h30, na Comunidade da Figueira (Chácara).

Segundo o assessor técnico de desportos, Wagner Flávio, a ideia do projeto surgiu com a intenção de democratizar o esporte e possibilitar sua prática a todos. “Na cidade de Mariana existem várias instituições filantrópicas muito bem organizadas e geridas, mas nós, do poder público, entendemos que faltava lazer, esporte para as pessoas com deficiências. Dessa forma, buscamos as parcerias para fomentar o início dessa política esportiva na cidade”.

Wagner também explicou que além de disponibilizar um espaço organizado para a prática, o poder público também vai conceder um profissional habilitado para dar toda atenção e dinamismo ao trabalho.

Mais do que viabilizar o esporte para todos, Aparecida Tavares, assistente social da ADEM, explica que o Tarde de Esportes é uma forma das pessoas com deficiência terem acesso aos seus direitos. “O projeto vai fazer-se cumprir o direito no esporte, que é contemplado no estatuto de pessoas com deficiência, o qual a ADEM luta pela sua consolidação”.

Para fazer parte do projeto, os interessados devem procurar a Secretaria de Esporte, localizada na Arena Mariana, e realizar a inscrição. 

Fonte:

Deixe seu comentário