Portal da Cidade Mariana

Inclusão no esporte

Torneio de Habilidades de Basquete marca a retomada dos esportes em Mariana

O evento foi realizado pela Secretaria de Esportes, em parceria com a Associação de Basquete de Mariana

Publicado em 16/06/2021 às 00:06

(Foto: Mariana Helena Ferreira)

O primeiro torneio de habilidades de basquete de Mariana foi realizado no último sábado (12). Ao todo 30 atletas participaram do evento, já que esse é o número máximo liberado, devido à pandemia. Todos os protocolos de segurança foram seguidos, como medição de temperatura, distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras e álcool 70%.

O evento foi realizado pela prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Esportes, em parceria com a Associação de Basquete de Mariana (ABM) e marca o retorno dos eventos esportivos em nosso município, que estavam paralisados desde o início da quarentena.

O torneio contou com três categorias: adulto, juvenil e categoria cadeirantes. Foi preparado o mesmo circuito de atividades de basquete para todos os grupos. Cada participante realizou o percurso individualmente, com duração cronometrada e, quem realizasse todos os exercícios no menor tempo, seria o vencedor.

Raphael Espindola Campos foi um dos atletas que estiveram no evento. Ele, que já morou em Mariana e participou da ABM, soube do torneio e fez uma longa viagem para prestigiar a equipe. “Sou de Belo Horizonte, morei aqui três anos e já joguei para Mariana. Saiu a data do torneio, eu organizei e consegui. Eu vim testar meu trabalho, meu conteúdo, para ver se estou conseguindo gerar. E eu não estava nem em BH, estava em Bambuí, 400 km”.

Foto: Mariana Helena Ferreira

Basquete e acessibilidade

O esporte funciona como uma ferramenta de inclusão e superação. Pensando nisso, Priscila Tukoff, uma das organizadoras do evento, entrou em contato com a presidente da Associação de Pessoas com Deficiência de Mariana (ADEM) Rosemary Aparecida dos Santos, para convidar integrantes da associação, que tivessem interesse no esporte, a participarem do torneio.

Rose, que já praticou outras atividades, como Tai Chi Chuan e participou de uma competição de Supino, fala da importância de movimentar mais o esporte e tirar as pessoas do sedentarismo. “O nosso sonho é ampliar o esporte para pessoas com deficiência”.

No final do evento a lista dos vencedores foi divulgada. Emanuel Balduíno foi o vencedor na categoria adulto, Italo Milani na categoria juvenil e Rosemary Aparecida dos Santos, na categoria cadeirantes.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Fonte:

Deixe seu comentário