Portal da Cidade Mariana

Dicas

4 alimentos que vão te ajudar a encarar o calor

Confira as dicas da Dra. Daniela Pala, nutricionista e pós doutoranda em Nutrição Metabólica e Fisiológica

Postado em 25/01/2019 às 09:41 |

(Foto: Google Imagens)

Moramos em um país tropical e o calor quando chega costuma vir com tudo. No verão, estação tipicamente quente, cuidar da alimentação é fundamental para garantir o bem-estar mesmo em temperaturas elevadas. E para isso, escolher alimentos com baixo teor de gordura, investir em pratos frios e se hidratar bastante são uma excelente pedida, seja para quem está de férias aproveitando uma praia ou cachoeira, ou quem já voltou à rotina normal de trabalho.

Para te auxiliar nessa tarefa, listamos 4 alimentos que vão te ajudar a encarar o calor dessa estação deliciosa de um jeito mais saboroso e saudável.


Confira:

Água de coco
Queridinha das praias, a água de coco é uma bebida excelente para garantir uma boa hidratação nos dias quentes. Ela nos ajuda a repor os eletrólitos que perdemos quando suamos, além de ser rica em potássio e super saborosa e refrescante.



Saladas
Saladas são ótimas opções para as refeições no calor. Servidas frias ou mornas elas são levinhas e mesclam vários alimentos com diferentes nutrientes. A dica é escolher folhas verdes, legumes variados crus ou cozidos ao vapor, uma proteína magra como frango ou peixe, uma fonte de carboidrato que pode ser um macarrão integral, por exemplo, e algumas sementes. Pronto! Uma refeição completa, leve e deliciosa!



Picolés sem açúcar
Frutas são fontes excelentes de várias vitaminas e nutrientes. No calor do verão a dica é consumir picolés de frutas, que vão ajudar a refrescar nas altas temperaturas e ainda são uma ótima forma de adquirir tudo que bom que as frutas nos oferecem. Ah! Evite os picolés adoçados, valorize o açúcar próprio das frutas e delicie-se.

 



Carnes magras
Carnes mais gordurosas tendem a nos deixar com aquela sensação de peso que é péssima em dias de calor. No verão opte por carnes magras, como peito de frango e peixes, principalmente nas versões grelhadas ou assadas. E não exagere nas porções, não adianta optar por proteínas magras e exagerar na quantidade.
 

Gostou das dicas? Então agora é só aproveitar essa estação tão gostosa de um jeito mais leve e saboroso.

 

Fonte:

Deixe seu comentário