Portal da Cidade Mariana

DICAS

Festas de final de ano: algumas dicas

Dra. Daniela Pala dá dicas para aproveitar as festas de fim de ano sem culpa

Postado em 21/12/2018 às 08:22 |

(Foto: Google Imagens)

Comer também é cultura, né gente? E nessa época então, são tantas gostosuras, tantos banquetes para celebrar essa data super especial. E você merece viver esse momento sem culpa!


Aqui vão 3 dicas para te ajudar nessa tarefa:

1.    Tente ter pelo menos três cores em seu prato e muita variedade! Comece pelas saladas de folhas e adicione frutas e castanhas para maior saciedade e controle da fome. Se tiver consumindo bebida alcoólica tente petiscar frutas, sementes e queijos brancos. Tomate cereja é uma ótima opção.
 

2.    Evite o consumo de processados e industrializados, como temperos prontos, sucos de caixinha, refrigerantes, carnes e queijos defumados. Eles contêm uma grande quantidade de gordura, sódio e conservantes. Além de nos “inflamar” e engordar, podem estar associados a algumas doenças, como as do coração e câncer.

3.    Comer é social e cultural! Nada mais prazeroso do que estar com família e amigos queridos nessa época. Essas reuniões acontecem uma vez ao ano, ou seja, não é uma rotina alimentar. Coma sem culpa, sem neura e de forma consciente.


Algumas orientações para que você beba tranquilamente, sem prejuízos a sua saúde. A dose máxima diária de bebida alcoólica recomendada se limita a uma dose para mulheres e duas doses para homens. É importante que as bebidas sejam sempre acompanhadas de alimentos, para que se evitem hipoglicemias. Outra sugestão é que nestas festas e eventos, você tente consumir no máximo 400 kcal vindas de bebida alcoólica. Não é impossível, ok? Faça esse brinde pela sua saúde!




As frutas, tanto secas quanto naturais, são ótimas companhias nas ceias. E, antes de comer os pratos tradicionais natalinos (como leitão, rabanada, peru, salpicão e outros), tente consumir ao menos duas opções de saladas com folhas e legumes crus. Não se esqueçam que o Natal é bem no início do verão brasileiro, e é super importante consumir muita água e frutas durante as refeições!



Fonte:

Deixe seu comentário