Portal da Cidade Mariana

feriado

O feriado chegou, vai viajar? Confira dicas para não ter problemas na estrada

A Couto Auto Peças preparou várias dicas para você não ter problemas com seu carro durante a viagem

Postado em 18/04/2019 às 11:37 |

(Foto: Google Imagens)

Vai viajar no feriado e já arrumou suas malas ? E aí vai pegar estrada de carro?

Além de arrumar as malas, é muito importante  não se esquecer de fazer a revisão do seu veículo. É fundamental perder um tempinho checando itens do seu carro para que não ocorram problemas indesejados durante o tempo livre. Além disso, você evita acidentes e pode viajar com segurança para curtir o feriadão.

Pneus, faróis, freios, desembaçadores, retrovisores e cinto de segurança são alguns dos principais itens que precisam estar em perfeito estado antes de pegar a estrada. Bruno Couto, gerente da Auto Peças Couto trouxe dicas para que você faça sua viagem com segurança e aproveite cada minuto.

Veja o que precisa ser revisado no seu carro antes de pegar a estrada:

ITENS DE EMERGÊNCIA – Veja se todos os itens de emergência estão no lugar, e em perfeitas condições para uso, como triângulo, chave de roda, macaco, estepe e extintor. Não possuir algum desses equipamentos obrigatórios, mantê-los mal conservados ou em desacordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é uma infração grave, além de um descuido perigoso.

CINTO DE SEGURANÇA - É importante lembrar sobre a importância do cinto de segurança. Todos os passageiros devem colocar o cinto, inclusive os passageiros que viajam no banco traseiro. Na estrada ou na cidade, use sempre o cinto! Se perceber qualquer falha no cinto, peça para a oficina checar.

LÂMPADAS – Nem pense em viajar com alguma lâmpada do carro queimada. É perigoso e você ainda pode ser multado. É preciso checar todas, entre elas as luzes de freio, ré, seta, faróis e lanternas.

PALHETAS – Muitas vezes você só se dá conta que os limpadores de para-brisa estão ruins quando pega aquela chuvarada na viagem e não enxerga nada. É importante checar a situação das palhetas, que não devem estar tortas nem com a borracha ressecada. Veja também a água do limpador dos vidros. O bom funcionamento desse item de segurança é imprescindível.

PAINEL – Fique atento às luzes do painel e o que elas representam. Algumas, como a de freio e a de bateria, podem indicar problemas. Se você tem dúvida sobre o que significam as luzes, consulte o manual do seu carro.

BATERIA – Quase ninguém se importa com a bateria até o carro não pegar mais. Mas ela também deve ser revisada antes das viagens.

PNEUS – Calibre os pneus, inclusive do estepe. Siga as recomendações da fábrica para o seu carro. Veja que há diferença de pressão para veículos carregados e vazios, dianteiros e traseiros. Os pneus, claro, não podem estar gastos.

SUSPENSÃO E BALANCEAMENTO - O funcionamento adequado desses sistemas são mais que necessários, por isso, é importante observar com atenção se existem vibrações ao volante. Nesse caso, pode ser que uma roda esteja desbalanceada ou com a direção desalinhada. Atente-se também ao pneu cantando, que pode indicar desalinhamento. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo também podem indicar problemas.

ÓLEO E FILTRO  – Verifique o nível de óleo e o prazo de validade. Em caso de vencido, troque por um lubrificante com as mesmas especificações recomendadas pela montadora. Troque também o filtro de óleo. Óleo abaixo do nível ou vencido pode danificar o motor e aumentar o consumo de combustível.

FILTROS DO AR E COMBUSTÍVEL  – Eles são essenciais para o bom funcionamento do motor. Influenciam diretamente no consumo de combustível se estiverem velhos. Em casos de muita sujeira, podem entupir e deixar você na mão. Ambos têm prazo de validade estipulado pelas montadoras.

FREIOS  – Não precisa falar da importância dos freios para o carro, né? Durante uma revisão de segurança, se pode obter um diagnóstico do estado real das pastilhas e dos discos de freio. Além de conferir o nível do fluido de freio, e outros componentes do sistema de freio. Procure seu mecânico de confiança e verifique antes de pegar estrada.

CADEIRINHA INFANTIL E ACESSÓRIOS PARA PETS - Crianças de até 10 anos de idade devem ser transportadas no banco traseiro do veículo. Até os 7 anos é preciso também estar em cadeirinhas apropriadas para cada idade, em bem posicionadas no cinto de segurança. Os pets também precisam de acessórios para garantir além da segurança, o conforto.




Fonte:

Deixe seu comentário