Portal da Cidade Mariana

EMPREENDIMENTO

Qual a dirença de MEI e ME?

O Contador Milen de Souza Lemos tira dúvidas sobre estas duas modalidades

Postado em 28/06/2019 às 17:13 |

Muitas pessoas pensam em empreender no entanto, possuem muitas dúvidas de como abrir seu próprio negócio. Muitos se perguntam: "Qual o mais adequado tipo de empresa para o meu projeto?",  "Qual regime tributário deve ser utilizado?", "Abro um MEI ou ME?", "Preciso contratar um profissional especializado para abrir uma empresa?", "Empreendo de forma autônoma, mesmo assim devo montar uma empresa?", são várias as dúvidas, Milen destaca.

Você que está na dúvida se o Microempreendedor Individual ou a Microempresa são as melhores opções, o Contador Milen Lemos irá ajudar esclarecer algumas dúvidas.

Quando escolher a MEI?

Para se enquadrar na modalidade do MEI, você empreendedor deve ter um faturamento anual de no máximo R$81 mil, e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. É enquadrado no Simples Nacional, porém possui uma carga tributária reduzida e tem um sistema de recolhimento único, isso significa que o empreendedor estará isento do Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL, que são alguns impostos de outros modalidades empresarial. 

Quando optar pelo ME?

O ME, apesar de ser micro empresa, possui uma estrutura mais robusta do que o MEI, e seu faturamento pode chegar até R$ 360 mil por ano. A formalização de um negócio como Microempresa é baseada em um contrato social que precisa ser registrado na Junta Comercial. Além disso, o empresário pode escolher entre os regimes do Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. Evidentemente, a escolha mais vantajosa vai depender do tipo e da estrutura do negócio. Caso uma ME opte pelo  Simples Nacional, o recolhimento de impostos é feito de forma única, englobando todos os tributos federais. Esse valor deve ser calculado com base na tabela do Simples levando em consideração a receita da empresa nos últimos 12 meses.


Lemos ressalta, "vale a reflexão, antes de escolher pelo MEI ou ME".

É possível que o empreendedor comece seu negócio como MEI e, ao notar que o faturamento está aumentando, migre para ME. Esse método de migração é relativamente simples. 

Milen de Souza Lemos / Contador

Orientação

Outra questão que merece reflexão antes de optar pelo MEI ou ME, diz respeito à contratação de funcionários. Se o seu empreendimento é pequeno ao ponto de não ser necessário contratar mais de um funcionário, o MEI pode ser a melhor alternativa. Porém, caso você precise de mais funcionários, esse modelo de empresa não é o recomendado.

Milen de Souza Lemos / Contador



Milen de Souza Lemos

CRC MG 008257 /0-9

Rua Ocarlina Pinheiro de Souza, nº134 - Centro

(31) 3557-2553 

Facebook I Instagram




Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Ligue (31) 3558-2446 ou fale conosco pelo WhatsApp (31) 97114-8716. 




Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário