Portal da Cidade Mariana

Mês da mulher

“Tia, me ajuda?”: ser mulher e professora na sociedade machista

Leia o artigo da pesquisadora Lara Marin sobre como o tratamento dado às professoras está associado à desvalorização da profissional mulher

Publicado em 06/03/2021 às 06:44
Atualizado em

Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)

Tia, me ajuda?” Essa simples frase proferida por uma criança no ambiente escolar nos parece normal à primeira vista, mas ela nos revela traços machistas da sociedade em uma instituição que escancara diariamente aos estudantes a desimportância social do cuidado e a desvalorização da mulher profissional.

Comecemos pela “tia”. A normalidade dessa inocente expressão que nos parece apenas uma demonstração de afeto infantil mostra o quanto ainda pensamos na professora como uma cuidadora da família, uma auxiliar materna ou, para os ricos, uma babá de luxo, que é presenteada com um “muito obrigado” quando o boletim está impecável, mas criticada em meio a notas abaixo da média. Ninguém chama uma advogada, uma médica, uma empresária, uma chef de cozinha de “tia”.

Paulo Freire já nos alertava o quanto essa expressão remonta a uma ideia que diminui o profissionalismo de professoras que passaram quatro anos de suas vidas em faculdades e estágios para estudar, observar o fazer pedagógico e atuar de forma tão séria e responsável quanto a de outras profissões. Além disso, transmite a ideia de que educar é somente cuidar.

O “me ajuda” somado ao “tia” ilustra a função das professoras para o cuidado de crianças e jovens. Cuidar faz parte, sim, da educação e é também tarefa das professoras, pois elas sabem que é por meio do cuidado com o outro que ensinamos as coisas do mundo, seja Português, Matemática ou os comportamentos sociais e a coletividade.

Desprezo pelo cuidar

Cuidar é humanizar. As professoras têm plena consciência de que cuidar e ensinar fazem parte daquilo que é educar uma criança ou um jovem para esta sociedade carente de relações humanas. No entanto, justamente por serem reconhecidas como as mulheres que cuidam, ensinam, educam e formam os sujeitos sociais, essa tarefa parece ser desprezada pela sociedade.

O cuidado, também por ser associado à maternidade, caminha de mãos dadas com a desvalorização profissional das professoras, justamente por essas posições serem historicamente do sujeito feminino. Ser mulher torna-se o centro da desvalorização da educação. E é aí que está o machismo. O cuidar não deve estar associado às mulheres. É tarefa de toda a sociedade se quisermos que ela seja mais respeitosa e humana.

Da mesma forma, devemos respeitar as professoras que estão cansadas de ser presenteadas com falta de reconhecimento profissional, questionamentos descabidos, salários baixos e uma rouquidão extrema de tanto gritar para serem ouvidas sem sucesso ou de terem sua voz ignorada ou traduzida por homens – aqueles que evitam cumprir seu papel de cuidador, já que “isso é coisa de mulher”, mas que, mesmo assim, proferem seus discursos com superioridade na área educacional, julgando escolhas e ações de professoras.

E é essa a ideia que fica estampada para os estudantes que crescem diariamente vendo as mulheres à sua volta serem desvalorizadas duplamente por sua profissão e por seu gênero. Enquanto a mulher professora não for reconhecida, respeitada e ouvida como profissional, estaremos colaborando para a manutenção da sociedade machista.

Sobre Lara Marin

Autora do livro “A Cultura nos Livros Didáticos” (Editora Appris), Lara Marin é mestre em Estudos Culturais pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Além de sua atuação como pesquisadora, é autora de projetos e materiais didáticos desde 2008.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário