Portal da Cidade Mariana

Dica de Saúde

Vitamina D X Isolamento Social

Dermatologista dá dica de cuidados durante o isolamento social

Publicado em 16/04/2020 às 23:08
Atualizado em

Dr. Paulo Macieira (Foto: Clinica Estética Bem Estar)

Dr. Paulo Macieira / Dermatologista / Mariana

Bem Estar

A suplementação oral de vitamina D de forma indiscriminada, sem conhecer os níveis da vitamina, também não é aconselhada, pois seu uso em excesso pode gerar efeitos tóxicos.

Dr. Paulo Macieira / Dermatologista / Mariana

A Covid-19 coloca o mundo em confinamento domiciliar. Paralelo a isso, surgem perguntas sobre a produção de vitamina D, para prevenir o coronavírus, garantir imunidade e evitar produção de células cancerígenas e infecções. Não há estudos científicos que comprovem, até o momento, que níveis maiores que o normal de vitamina D possam proteger de infecção da COVID-19. Todas as pessoas precisam manter os níveis normais de vitamina D, uma boa alimentação, exercício físico e exposição solar leve e habitual no dia a dia (estender a roupa, levar o cachorro para passear, levar o lixo para fora). ☀️ A proteção solar não pode ser esquecida: deve-se proteger as áreas de maior incidência do sol com filtro solar e vestimentas/chapéu, entre 09 e 15h, horário com maior irradiação UVB. 👕🧢🕶 Tal atitude, além de prevenir do câncer de pele, protege do envelhecimento precoce.

A suplementação oral de vitamina D de forma indiscriminada, sem conhecer os níveis da vitamina, também não é aconselhada, pois seu uso em excesso pode gerar efeitos tóxicos. A suplementação deve ser realizada sob supervisão médica e é indicada em casos de níveis baixos. Além disso, não basta suplementar e, sim, descobrir a causa que pode estar associada a um problema crônico, medicamentos, idade avançada, inflamações no intestino, sedentarismo, diabetes, cirurgia bariátrica, desnutrição ou menopausa.


Fonte:

Deixe seu comentário