Portal da Cidade Mariana

Terapia

Você conhece a Arteterapia?

A prática deste tratamento pode trazer muitos benefícios à saúde mental

Publicado em 18/04/2020 às 08:00
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

O Portal da Cidade de Mariana entrevistou a psicóloga com abordagem Junguiana e arteterapeuta (POMAR - RJ) Gilsilene Manhães (CRP16/1468), para trazer informações sobre o assunto. Se você não conhece o exercício, fique conosco para entender os proveitos que a arte pode trazer para a sua saúde e de sua família.

O que é arteterapia?

“Arteterapia é um procedimento terapêutico, que funciona como um recurso que busca interligar os universos - interno e externo- de um indivíduo por meio de uma simbologia pessoal. É uma arte livre conectada a um processo terapêutico. É uma maneira de usar a arte como uma forma de comunicação entre o profissional e um paciente buscando uma produção artística a favor da saúde.”

 

Gilsilene Manhães  I Psicóloga I Vitória - ES

Autoconhecimento

Através deste intermédio da expressão artística, do pensar sobre os produtos resultantes, pessoas podem dilatar o conhecimento sobre si, aprendendo a lidar com seus sintomas de estresse e experiências traumáticas...

Gilsilene Manhães I Psicóloga I Vitória - ES

 

Quais as vantagens de fazer arteterapia?

“Partindo do princípio de que é muito difícil que um paciente consiga falar sobre alguns de seus conflitos pessoais ou traumas, a arteterapia se utiliza de recursos artísticos para que essas expressões possam ser delineadas e analisadas, sempre buscando obter uma compreensão sobre o indivíduo.

Trabalhando a fim de encontrar uma espécie de libertação emocional, em que a pessoa possa manifestar seus sentimentos de dor numa plataforma mais evasiva. O processo criativo, envolvido na atividade artística, pode ser terapêutico e enormemente enriquecedor sobre a qualidade de vida dos pacientes…

Através deste intermédio da expressão artística, do pensar sobre os produtos resultantes, pessoas podem dilatar o conhecimento sobre si, aprendendo a lidar com seus sintomas de estresse e experiências traumáticas, melhorar seu recurso cognitivo, além de poder usufruir das propriedades revitalizantes da produção.

Isso é muito legal de ver... quando termina a produção, a pessoa fica impressionada por ela ter produzido aquilo… Ou seja, ela vê uma beleza no produto, daí já vem uma transformação.

A procura da arteterapia é uma forma simples para a resolução das confusões pessoais e possibilidade de catarse emocional, de forma direta e não intencional. E existe, nessa situação, uma possibilidade de promover a eliminação do estresse.

Ao materializar o desenho ou essa imagem expressiva, esse indivíduo, muitas das vezes, entra em contato com o que estava interno nessa expressão artística. Cada produção é como uma obra de arte, e esta imprime emoções, como alegria, desespero ou dor - de uma forma completamente particular, relacionada ao estado mental em que se encontra o praticante.”

Como praticar a arteterapia em casa? 

“Eu sugiro que as pessoas possam deixar vir à tona o que surgir de imagens mentais, sem se preocupar com o estético.... mexer com tinta, argila, massinha escolar, realizar colagens, dançar, cantar, tocar instrumentos musicais, produzir bijuterias…

E que todos que se interessam, ou que queiram uma válvula de escape, lembrem-se do que apreciam criar no âmbito da arte.

Pintar com lápis de cor ou decorar algo, fazer seus rabiscos, seus próprios desenhos e curtir isso. Eu, particularmente, chamo de brincar. Porque se trabalha com o lúdico… Então, se as pessoas quiserem, devem utilizar dos materiais disponíveis em casa. Sugiro que quem gosta de arte retome essa atividade. 

Durante o processo é interessante colocar uma música que goste, deixar soltar o corpo e as ideias, eu acredito que isso seja uma canalização muito favorável nesse momento.”


O Portal da Cidade de Mariana busca incentivar boas práticas de cuidados com a saúde e bem estar, especialmente no período de quarentena. Cuide-se e de sua família!


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário