Portal da Cidade Mariana

AÇÃO

3° Fase da Operação Curupira é realizada pela Polícia Civil em Mariana

Prefeitura teve apreensão de documentos e computadores que, segundo delegado, podem comprovar fraudes em licenciamento ambiental

Publicado em 18/09/2019 às 21:13

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 18, pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a 3ª Fase da Operação Curupira. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em dois setores do Departamento de Documentação e Arquivo da Prefeitura de Mariana. Ao todo, foram apreendidos, por policiais do Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), diversos documentos e computadores que poderão analisar possível fraude na concessão de Licenças Ambientais por parte da prefeitura do município.  

  

A primeira fase da operação foi realizada no dia 23 de maio deste ano nas cidades de Belo Horizonte, Barões de Cocais, Santa Bárbara e Mariana. Na ocasião, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão. As investigações foram referentes à mineradora Transthomasi, em que foram apurados crimes de extração de minério de ferro, falsidade ideológica em documento ambiental, intervenção em área de preservação permanente, além do crime de associação criminosa.  

A segunda fase da operação foi realizada no dia 27 de agosto e, ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão. Na oportunidade, os mandados foram cumpridos na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Mariana, na residência do Secretário de Meio Ambiente da cidade e de fiscais do município que podem ter prevaricado nos atos de fiscalização.  

A terceira fase contou com a participação de dez policiais civis e teve como objetivo dar avanços nas investigações, como explica o Delegado responsável pelo inquérito, Luiz Otávio Paulon. "Demos mais um passo nas apurações e investigações ligadas a possíveis fraudes na concessão de licenças ambientais. Iremos avaliar e analisar todos os materiais apreendidos na data de hoje para a conclusão do inquérito”, finalizou. 


Fonte:

Deixe seu comentário