Portal da Cidade Mariana

CARNAVAL

52º Batalhão da PM registra Carnaval 2020 seguro na Região dos Inconfidentes

Neste ano, por exemplo, houve redução de 50% de crimes violentos em comparação com 2019 na cidade de Ouro Preto

Publicado em 27/02/2020 às 21:00
Atualizado em

No Carnaval 2020, o 52º Batalhão da Polícia Militar (52º BPM), o “Sentinela da Região dos Inconfidentes”, realizou policiamento eficaz nas áreas com realização de eventos em Ouro Preto, Mariana e Itabirito, cidades que atraem grande número de foliões. O planejamento anterior ao Carnaval, junto à atuação preventiva e repressiva dos policiais militares nos eventos de concentração de foliões, garantiram a segurança na região. Foram montados postos de observação como parte das estratégias de fiscalização e proteção e o policiamento contou com reforço de policiais militares que trabalham na administração do 52º Batalhão, além de policiais da 3ª Cia Ind PE, do 35º Batalhão, do 36º Batalhão e da administração da 3ª Região da Polícia Militar.

Em Ouro Preto, o centro histórico recebeu expressiva movimentação de foliões já na quinta-feira, dia 20 de fevereiro/2020, com o desfile do tradicional Bloco “Vermelho i Branco”. E em todos os dias da folia, além do centro histórico e distritos, recebeu policiamento a área próxima ao Espaço Folia, no bairro Pilar. O local recebe grande concentração de moradores e turistas, com a realização de shows de porte nacional, promovidos pelas repúblicas estudantis da UFOP. Em Mariana e Itabirito, a folia também transcorreu de forma segura nas regiões centrais dois municípios.

O trabalho preventivo foi um dos pontos de destaque, com a realização de blitzen de trânsito nas entradas das cidades e a divulgação de Dicas de Segurança da PMMG, nas mídias sociais locais, e por meio de distribuição de folhetos e leques com o lema “Se cuide! Não abuse!”. A Prevenção Ativa do 52º BPM funcionou bem, fato comprovado pelo registro de poucas ocorrências de destaque.


Estatísticas 2020

No Carnaval 2020, na área de cobertura do 52º Batalhão da Polícia Militar, em um comparativo de crimes violentos entre os anos de 2019 e 2020 - considerando a quinta-feira, dia 20 de fevereiro e a quarta-feira, dia 26 de fevereiro/2020 - em Ouro Preto, a Polícia Militar alcançou resultado de 50% de redução. Em Mariana, a redução foi de 66,7%. Já em Itabirito, houve aumento de 4 (quatro) crimes violentos em relação ao mesmo período. No total, nesse ano, houve uma redução de 15,4% dos crimes violentos nos três municípios em comparação ao Carnaval de 2019.

Neste ano, foram apreendidas 4 (quatro) armas de fogo - 3 (três) em Mariana e 1 (uma) em Itabirito. Em 2019, foram apreendidas 3 (três) armas de fogo. Houve, ainda, uma redução de 8% nos furtos neste ano, em comparação com o ano passado. E os roubos consumados tiveram redução de 36,4%.

Fonte das estatísticas: Armazém de Dados SIDS


Fonte:

Deixe seu comentário