Portal da Cidade Mariana

CRIME

Dono de mineradora é preso por destruição de Mata Atlântica em Mariana

Danos causados ao meio ambiente da região foram flagrados pela Polícia Civil

Publicado em 26/09/2019 às 00:03
Atualizado em

Depois de denúncia anônima, agentes do Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) flagraram o momento exato em que espécies da Mata Atlântica estavam sendo derrubadas no distrito de Cláudio Manoel, em Mariana. A polícia prendeu o proprietário da Mineradora Pontes e um funcionário que trabalhava para ele.   

A mineradora já havia derrubado área de 4 mil metros quadrados de vegetação, quase meio quilômetro de estrada aberta. A área corresponde a quase um campo de futebol.  O suspeito foi preso em flagrante, mas deverá pagar fiança de R$ 30 mil (em espécie) para ser liberado.  

O empresário atua com mineração de manganês, minério de ferro e areia. "A mineradora Pontes possui ramo diversificado em relação à extração de mineirais tanto em Minas como em outros estados", disse o delegado Luiz Otávio Braga Paulon. A mineradora possui autorização para minerar a área, mas não tem permissão para fazer a supressão de árvores. 

O crime previsto na Lei de Crime Ambiental pode ter prisão de 1 a 3 anos. O funcionário será indiciado pelo mesmo crime na modalidade culposa, por ter assumido o risco de executar o serviço de derrubada das árvores sem ter qualquer documentação liberando a ação. Ele assinou termo circunstanciado de ocorrência, em que se compromete a se apresentar à Justiça. "Esse funcionário foi negligente ao trabalhar, coordenando as atividades, sem solicitar qualquer tipo de documentação para isso", afirmou o delegado. 

A ação faz parte de investigações empreendidas pelo Dema em região de atuação irregular de algumas mineradoras. "O Dema vem fazendo levantamentos e investigações dentro do Quadrilátero Ferrífero envolvendo mineradoras que estão fazendo extração de minério de ferro de maneira ilegal como a supressão de vegetação dos locais", informou o delegado do Dema. 

A polícia esteve duas vezes no local, sendo que, na primeira incerta, já havia sido detectado a supressão das árvores e, na segunda, foi feito o flagrante do crime ambiental. "Retornamos na terça (25) com a Secretaria de Meio Ambiente e deparamos com situação de flagrante: estava sendo aberta uma via dentro da Mata Atlântica", completou.   

O diretor de inteligência e ações especiais da Semad Bruno Zuffo Janducci ressaltou que o bioma da Mata Atlântico é protegido pela Lei Federal 11.428. "Constatamos a intervenção na Mata Atlântica, como também intervenção em área de preservação permanente", informou. O proprietário preso em flagrante também terá que fazer a recuperação do dano causado ou seja o replantio da área. 


Fonte:

Deixe seu comentário