Portal da Cidade Mariana

Covid-19

Bolsonaro quer desobrigar uso de máscara por vacinados

O presidente disse que a decisão final sobre desobrigar ou não o uso da máscara caberá ao ministro da saúde, aos governadores e prefeitos

Publicado em 11/06/2021 às 08:47
Atualizado em

(Foto: Agência Brasil)

Um pronunciamento do atual presidente da república, Jair Bolsonaro, deu o que falar nas redes sociais neste fim de semana. Na quinta-feira (10) o presidente disse durante evento do Turismo no Palácio do Planalto que solicitou ao ministro da saúde, Marcelo Queiroga, um parecer desobrigando o uso da máscara por pessoas que já foram vacinadas ou que já foram contaminadas pela Covid-19.

Ainda, durante o pronunciamento Bolsonaro voltou a demonstrar sua insatisfação quanto ao movimento fique em casa, campanha em prol do isolamento social. "A quarentena é para quem está infectado, não é para todo mundo. Porque isso destrói empregos, mata de outra forma o cidadão, mata de fome, de depressão, aumenta a violência em casa, aumenta o abuso contra crianças", disse.

No mesmo dia Queiroga afirmou, por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, ter recebido a solicitação por parte do presidente, para que seja feito um estudo a cerca do uso da máscara. Segundo ele a demanda será atendida.

Um dia após circular o vídeo nas redes sociais, o presidente voltou a se pronunciar. Desta vez disse que a decisão final sobre desobrigar ou não o uso da máscara caberá ao ministro da saúde, aos governadores e prefeitos. "Pedi para o ministro da Saúde fazer um estudo sobre máscara. Quem já foi infectado, quem já tomou a vacina não precisa usar máscara. Mas quem vai decidir é ele. Se bem que quem vai decidir na ponta é governador e prefeito, eu não apito nada. Segundo o STF, quem manda são eles. Mas nada como estar em paz com a sua consciência".

A lei nacional que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção facial em espaços e ambientes públicos e privados entrou em vigor no ano passado. As normas foram definidas em decretos estaduais e municipais, por iniciativa de prefeitos e governadores, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal.

De acordo com epidemiologistas, a população vacinada e pessoas que já tiveram a doença devem continuar usando máscaras porque a imunização não garante que o vírus possa ser transmitido para outras pessoas. Especialistas afirmam que a desobrigação do uso de máscara "só seria recomendável quando o país alcançar um número expressivo de pessoas completamente vacinadas".


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Fonte:

Deixe seu comentário