Portal da Cidade Mariana

Eleições 2020

Sete dos nove atuais vereadores que concorreram às eleições se reelegeram

Câmara de Mariana registra 78% de reeleição nas eleições municipais de 2020.

Publicado em 16/11/2020 às 04:30
Atualizado em

Sete entre os nove atuais vereadores que disputaram uma vaga no Legislativo foram reeleitos. (Foto: Portal da Cidade Mariana)

No último domingo, dia 15 de novembro, 38.997 cidadãos foram às urnas em Mariana para eleger os vereadores, o prefeito e o vice-prefeito que irão representar o município nos próximos quatro anos. O número de habitantes do município determina o número máximo de vereadores no Legislativo e, por apresentar uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 61.288 pessoas, o legislativo de Mariana é composto por 15 parlamentares. 

Nas eleições municipais deste ano, sete dos nove atuais parlamentares que concorreram às eleições se reelegeram, equivalente a 78%. Além disso, seis atuais vereadores não concorreram ao pleito para um novo mandato. O vereador Bruno Mól (Republicanos) disputou a função máxima do Executivo e alcançou 4.520 votos (13,04%). Os vereadores Deyvson Ribeiro (DEM), Tenente Freitas (Patriota) e Cristiano Vilas Boas (PT) concorreram como vice-prefeitos, sendo este último vencedor nas urnas ao lado do candidato Celso Cota (MDB) com 14.764 votos (42,61%). A vereadora Daniely Alves (MDB) e o vereador Geraldo Sales (PDT) não disputaram a reeleição.

No ranking da votação para parlamentar, os dois candidatos que obtiveram maior expressão de votos são vereadores reeleitos. São eles: Juliano Duarte (Cidadania), que assumirá seu quarto mandato, e Ronaldo Bento (PSB), que avança para o seu segundo mandato. Também fazem parte do grupo de vereadores da atual legislatura (2017-2020) que foram reeleitos: Adimar (Cidadania), Fernando Sampaio (PSB), Leitão (Cidadania), Marcelo Macedo (MDB) e o professor João Bosco (PDT). Já o vereador eleito Zezinho Salete (MDB) retorna à Casa após acompanhar dois mandatos consecutivos da sua esposa, a atual vereadora Daniely Alves. Zezinho também já exerceu mandato parlamentar por dois mandatos, foi presidente da Câmara e vice-prefeito de Mariana. 

Os novos nomes eleitos para compor o Legislativo Municipal de Mariana a partir do dia 1º de janeiro de 2021 e que representam os 50% de renovação da Casa são: Maurício (Avante), Zé Sales (PDT), Ediraldo Pinico (Avante), Pedrinho Salete (Cidadania), Sônia Azzi (DEM), Preto do Mercado (PV) e Ricardo Miranda (Republicanos).

De acordo com o novo calendário eleitoral de 2020, os eleitos devem ser diplomados até o dia 18 de dezembro. A cerimônia de diplomação é o ato da entrega dos diplomas pela Justiça Eleitoral, depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições, atestando que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Após a diplomação, a Câmara Municipal realizará a sessão de posse dos eleitos no dia 1º de janeiro de 2021.

Veja os vereadores eleitos para o mandato 2021-2024: 

Foto: Assessoria de Comunicação da Câmara de Mariana


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.


Fonte:

Deixe seu comentário