Portal da Cidade Mariana

Eleições 2020

Candidatos iniciam corpo a corpo pelas ruas de Mariana

Mesmo durante pandemia busca por votos já começou e com procedimentos de segurança em saúde a previsão é que o tempo de votação seja muito maior.

Publicado em 10/10/2020 às 22:26
Atualizado em

Freepik

O dia da votação em disputas pelo executivo municipal, devido ao envolvimento das pessoas e da proximidade dos grupos políticos, é um dia bastante movimentado em nossa cidade.

Neste ano, apesar de mudanças impostas pela Pandemia do COVID-19, algumas situações ainda permanecem.

Os já comuns santinhos permanecerão sendo usados e infelizmente "decorando" as ruas da cidade em toneladas e mais toneladas de papel.

No dia da votação um clima diferente toma conta de todos.

Os distritos de Mariana mais envolvidos com os candidatos e a região próxima dos locais de votação também ficam tomados de movimentação e burburinho dos que já votaram comentando sobre o andamento da votação.

É um dia realmente especial.

E pela agilidade que vem sendo registrada pelo processo eleitoral nos últimos anos, lá pelas 18 horas já começam a pipocar os foguetes da turma que apoiou o candidato vencedor.

A pandemia provocou a mudança das datas e os procedimentos de votação.

Nesta última sexta-feira (09), com o início do horário eleitoral gratuito,  que vai até 12 de novembro, os candidatos começaram a se esforçar para conseguir o voto dos eleitores.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já informa que serão 202 candidatos a vereador e 6 candidatos a Prefeito de Mariana que poderão ser votados no dia 15 de novembro.

Em 2020, a identificação biométrica foi suspensa por causa da pandemia de covid-19.



Candidatos

A propaganda eleitoral começou em 27 de setembro na internet e foi para as ruas com caminhadas e encontros, o que foi desaconselhado, para não haver aglomerações, e carreatas com ou sem carros de som e material de campanha, como adesivos, santinhos e folhetos.

Em mídia impressa, como jornais e revistas, são permitidas inserções até a antevéspera das eleições com reprodução nas versões online das publicações. Está proibida a propaganda em outdoors.

Debates poderão acontecer até 12 de novembro com a permissão de reprises até às 7h do dia seguinte. Quanto aos comícios, podem acontecer até a mesma data, sempre entre 8h e meia-noite; os eventos de encerramento de campanha poderão ser estendidos até as 2h.

Eleitores

Se você quiser dar uma força para o seu candidato, pode em qualquer data, incluindo o dia da eleição e nos locais de votação, usar broches, adesivos, camisetas e bandeiras.

Há restrições para propagandas em carros: é proibido envelopar o veículo inteiramente. A permissão é apenas para adesivar o para-brisa traseiro com material microperfurado. Se não for bastante para o dono do automóvel, está liberado colar adesivos de até meio metro quadrado em outras partes.



Dia da eleição

Por causa da pandemia, o TSE ampliou o horário de votação. Das 7h às 10h, a preferência será dada aos eleitores com mais de 60 anos de idade. Os locais de votação ficarão abertos até as 17h, e recomenda-se que as pessoas permaneçam o mínimo possível na seção.

No kit de votação do eleitor, segundo o TSE, deve constar:

máscara — Obrigatória. Quem estiver sem ela não poderá votar;

álcool em gel — Em testes, foi constatado que o álcool em gel pode danificar o teclado da urna eletrônica, por isso não será possível desinfetá-lo. O eleitor deverá higienizar as mãos depois de ter votado;

caneta — É recomendável que o eleitor leve a própria caneta para assinar o caderno de votações.

SE LIGA!!

A partir desta terça-feira (13), o Portal da Cidade começa a divulgar diariamente a agenda dos candidatos. 



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário