Portal da Cidade Mariana

Mudanças

Ipsemg vai passar por mudanças com a Reforma da Previdência

A declaração foi feita pelo governador Romeu Zema em uma live com os secretários Otto Levy e Igor Eto.

Publicado em 23/07/2020 às 04:00
Atualizado em

Romeu Zema fala sobre a previdência na Live do dia 20/07 (Foto: Portal da Cidade de Mariana via Rede Social)

O governo de Minas garantiu, na segunda-feira (20), que o Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) não será extinto com a Reforma da Previdência proposta pelo Executivo estadual e enviada para a Assembleia Legislativa.

Porém, haverá mudanças estruturais, afirmou o secretário de Planejamento (Seplag), Otto Levy, em live que contou com a participação do governador Romeu Zema (Novo) e o secretário de governo, Igor Eto.

O governador destacou que o estado está "atrasado 21 anos" em separar assistência médica e previdenciária. De acordo com Zema, o Ipsemg, hoje subordinado à Seplag, passará a ser gerido pela Secretaria de Saúde.

O governo de Minas vai criar um fundo, que deverá ser chamado de MG-Prev, para administrar o fundo previdenciário do estado.

“IGUAL À MORTE"

O governador também disse que a Reforma da Previdência “é igual à morte, inevitável”. Ao começar a live, Zema lembrou que o déficit da previdência neste ano vai esbarrar na casa dos R$ 19 bilhões. “Então, não adianta brigar com a matemática”, justificou governador.

Otto Levy / Secretário de Planejamento / Belo Horizonte

Déficit

"Foi deixada uma dívida no Ipsemg de 600 milhões de reais, essa era a situação do Ipsemg."

Otto Levy / Secretário de Planejamento / Belo Horizonte

Levy endossou a fala de Zema afirmando que o déficit da previdência é hoje “o maior problema financeiro que o estado enfrenta”.

O governador, por sua vez, disse que as queixas das lideranças sindicais com a Proposta de Emenda à Constituição apresentada para mudar as regras de aposentadoria no serviço público estadual não se justificam.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

 

Fonte:

Deixe seu comentário