Portal da Cidade Mariana

transição

Mudança na chefia do executivo surpreende cidade

Decisão do TSE mandar afastar o Prefeito interino do cargo

Publicado em 01/07/2022 às 11:33
Atualizado em

Decisão do TSE mandar afastar o Prefeito interino do cargo (Foto: TSE - Site institucional )

O prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte, foi afastado do cargo pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) após julgamento na sessão ordinária jurisdicional, realizada nessa quarta-feira (30). Juliano assumiu a cadeira do executivo em janeiro de 2021, quando o candidato eleito Celso Cota teve sua candidatura barrada e não pôde assumir o cargo.

Agora, Juliano volta para o cargo de vereador, se tornando o presidente da Câmara Municipal de Mariana, e o vereador Ronaldo Bento, do PSB, assume a prefeitura. Com todas essas mudanças, Pedro Souza assume como vereador do município. 

A cidade de Mariana foi surpreendida com a decisão do TSE.

O tribunal, por unanimidade, acolheu os embargos de declaração para determinar o imediato afastamento do presidente da Câmara de Vereadores, do município de Mariana, do exercício do cargo de prefeito, com assunção do vice-presidente da Câmara”, concluiu o presidente do TSE, ministro Edson Fachin.

Segundo o voto proferido pelos ministros do TSE o que impede Juliano Vasconcelos de continuar no cargo é o seu parentesco com o ex-prefeito Duarte Eustáquio Gonçalves que encerrou a gestão em 2020. O entendimento da corte é que ocorreu uma continuidade do mesmo grupo familiar à frente do executivo o que é impedido pela Constituição Federal.

A Câmara de Mariana informou que o vereador Ronaldo Alves Bento toma posse em sessão solene hoje às 13 horas no plenário da Câmara Municipal.

veja a nota:


Nesta sexta-feira, 1º de julho, a Câmara Municipal de Mariana realizará a transmissão do cargo do presidente em exercício, vereador Ronaldo Alves Bento, para a função de prefeito do município de Mariana. Durante a sessão, o vereador Juliano Vasconcelos Gonçalves assumirá a presidência do Poder Legislativo.

A sessão terá início às 13h, no Plenário da Câmara, e será transmitida pelo site camarademariana.mg.gov.br e via facebook.com/camarademariana".


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Fonte:

Deixe seu comentário