Portal da Cidade Mariana

Eleições 2020

Pré-candidatos iniciam corpo a corpo nas articulações pela Prefeitura de Mariana

Disputa pelo executivo já conta com 12 pré-candidatos

Publicado em 07/09/2020 às 02:20
Atualizado em

Eleições 2020 (Foto: Portal da Cidade Mariana)

As articulações políticas para a disputa à sucessão municipal de Mariana começaram a tomar contornos nos grupos da situação e da oposição no município. Os Pré-candidatos iniciam suas manobras em busca de apoios que venham fortalecer a campanha eleitoral.

Muito reconhecida por ter disputas eleitorais sempre acirradas, a Cidade tem por enquanto 12 pré-candidatos a Prefeito, que já se manifestaram publicamente. E entre esses alguns ainda aguardam o aquecimento das articulações políticas para definir as possíveis alianças. Ao que tudo indica o município contará com muitos candidatos na disputa pelo maior cargo do Executivo.

Entre velhos conhecidos da política local e novos nomes, já confirmaram que são pré-candidatos: Os Vereadores Deyvson Ribeiro, Tenente Freitas, Cristiano Vilas Boas e Bruno mol. Os Ex-Prefeitos Celso Cota Neto e Roberto Rodrigues. Ainda temos os tradicionais candidatos: Chico Veterinário, Valério Vieira e Neuza Zuzu (que deixa pra se manifestar apenas nos últimos prazos).

Novidades aparecendo nesse ano temos os médicos Dr. Leandro Ferreira e Dr. Rodrigo Miranda (que já teve pretensões anteriores) e o então e atual vice-prefeito Newton Godoy.

Dos nomes que se apresentaram como pré-candidatos temos alguns pontos a destacar.

Os Ex-prefeitos Celso Cota e Roberto Rodrigues, se apresentam como pré-candidatos, mas ainda com situações eleitorais e de elegibilidade “sub judice” ou seja, pendentes de receberem um posicionamento favorável ou não da Justiça Eleitoral.

O Pré-Candidato Roberto Rodrigues vê a possibilidade de sua candidatura após o adiamento da data da eleição deste ano para novembro, conforme já noticiamos (clique aqui - entenda o caso), mas tal entendimento ainda não foi pacificado pela Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral também já se manifestou contrário a esse entendimento o que inviabilizaria a candidatura de Rodrigues.

Já para o Ex-Prefeito Celso Cota a situação ainda é mais nebulosa. Segundo um áudio que circulou pelas redes sociais, aparentemente gravado pelo notável Advogado Dr. Israel Quirino, a impossibilidade da candidatura de Cota vem de uma condenação perante a justiça cível, o que portanto impede a sua candidatura a qualquer cargo por estar com seus direitos políticos suspensos, independente da data da eleição desse ano.

Nas redes sociais e nas suas próprias páginas pessoais os candidatos Roberto Rodrigues e Celso Cota, garantem a sua habilitação de concorrer nas próximas eleições de novembro. 

Da Câmara Municipal saíram ainda 4 (quatro) pré-candidatos. De certo mesmo é que apenas o vereador Bruno Mol e Deyvson Ribeiro devem sustentar a pré-candidatura até o final.

Os outros dois, Tenente Freitas e Cristiano Vilas Boas, provavelmente voltam para concorrer a uma vaga no legislativo ou se apresentarão como candidatos a vice-prefeito.

Dos demais pré-candidatos temos nomes pouco conhecidos da maioria da população, com destaque apenas para o atual Vice-Prefeito, Newton Godoy.

Newton assumiu o cargo de Vice-Prefeito juntamente com o Prefeito Duarte Eustáquio Jr que entrega o cargo no final desse ano e que não pode se candidatar à reeleição.

Newton carrega a marca da atual gestão e o apoio da “máquina pública” vem como um peso há mais na sua provável candidatura.

Como candidato natural para a sucessão de Duarte, Newton carrega ainda as críticas dos opositores da atual gestão que pregam o rompimento total com a marca “Du” outros já veem um caminho mais fácil por ser um nome conhecido e principalmente, por ter conseguido vencer 4 anos de mandato sem nenhuma cassação ou impedimento jurídico. Coisa que se tornou incomum nos últimos anos em Mariana.

O certo é que as cartas estão na mesa e as apostas já podem começar a ser feitas.

Cabe ao eleitor ficar atento aos próximos acontecimentos e decidir o que virá por aí! Esperamos ainda que seja feita a melhor escolha para a nossa cidade.

Entenda as datas, sobre as principais regras, e sobre prazos para o calendário eleitoral 2020.

Data das eleições 2020

15 de novembro

Prazos do calendário eleitoral em 2020

11 de agosto

Vedação de propaganda partidária a partir desta data. Pré-candidatos também ficam impedidos de apresentar programa de rádio e TV

31 de agosto a 16 de setembro

Escolha dos candidatos pelos partidos em convenções, que este ano poderão ser virtuais. Também ocorre a decisão sobre coligações, que em 2020 só podem ocorrer na disputa majoritária (para prefeitos)

26 de setembro

Data limite para partidos e coligações solicitarem à Justiça Eleitoral o registro dos candidatos

27 de setembro

Início da propaganda eleitoral, inclusive na internet

9 de outubro

Início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão

18 de dezembro

Data limite para diplomação dos candidatos eleitos


Fonte:

Deixe seu comentário