Portal da Cidade Mariana

Evento

Solenidade homenageia personalidades do ramo jurídico do Brasil

A entrega das medalhas acontecerá amanhã e homenageará marianenses.

Postado em 19/10/2018 às 08:58 |

(Foto: Google Imagens)

A Prefeitura de Mariana convida para a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Jurídico Presidente Pedro Aleixo, que será realizada no dia 20 de outubro, às 11h, no SESI Mariana. A solenidade, que acontece pela segunda vez, prestará homenagens a sete personalidades do ramo jurídico do Brasil, tendo eles se destacado para o desenvolvimento da justiça e da promoção da paz social.

Segundo o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, o evento tem como objetivo reconhecer o conterrâneo, bem como as pessoas que trabalham pelo país. “Satisfação imensa em poder relatar sobre a vida desse nobre homem que foi Pedro Aleixo. Nada mais justo que realizarmos uma solenidade que relembre quem foi ele e, ao mesmo tempo, reconhecer outras personalidades tão importantes quanto”, afirmou o chefe do executivo.

A condecoração da Medalha, instituída pela Lei 3.170, tem o propósito de divulgar os valores éticos, morais e cívicos do Presidente Pedro Aleixo, personalidade marianense, jurista de grande expressão, além de honrado homem público e defensor da democracia.

PEDRO ALEIXO - Nascido em Bandeirantes, distrito de Mariana. Foi advogado, professor, jurista e jornalista. Foi eleito para o cargo de conselheiro municipal de Belo Horizonte (1927-1930). Na política, elegeu-se deputado estadual de 1947 até julho de 1950. Eleito novamente deputado federal em 1958 e 1962, pela UDN, destacou-se por fazer acirrada oposição aos governos de Juscelino Kubitschek e João Goulart. Em 1966 exerceu o cargo de ministro da Educação e Cultura no governo Castelo Branco. Pedro Aleixo faleceu no dia 3 de março de 1975.

Confira a lista completa dos agraciados:

1- Ministro Arnaldo Esteves Lima;
2- Ministro Nilson Vital Naves;
3- Ministro Hamilton Carvalhido;
4- Ministro Antonio Cezar Peluso;
5- Ministro José Paulo Sepúlveda Pertence;
6- Ministro Napoleão Nunes Maia Filho;
7- Ministra Assusete Dumont Reis Magalhães.

Fonte:

Deixe seu comentário