Portal da Cidade Mariana

Eleições

TRE julga caso de Celso Cota, prefeito eleito em Mariana que não tomou posse

Os direitos políticos de Celso Cota entraram em julgamento novamente nesta segunda-feira, 17, e continuam

Publicado em 18/05/2021 às 07:24

Celso Cota e seu vice, Cristiano Vilas Boas. (Foto: Lui Pereira/Agência Primaz)

Nesta quarta-feira, dia 19 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais julgará a ação movida pela candidatura de Celso Cota (MDB), prefeito que foi eleito em Mariana em 2020, mas que teve sua candidatura impugnada. A sessão será transmitida simultaneamente no canal do TRE no YouTube.

A Corte Eleitoral mineira confirmou o indeferimento do registro da candidatura de Cota, mas ele apresentou um embargo de declaração para tentar reverter a decisão. Os direitos políticos de Celso Cota entraram em julgamento novamente nesta segunda-feira, 17 de maio, em uma nova sessão. A coligação Avança Mariana, a qual o candidato pertencia, também apresentou outro recurso.

Os dois pedidos de embargos foram rejeitados pelo juiz Itelmar Raydan e, em seguida, o segundo vogal, juiz Luiz Carlos Rezende, pediu vista até quarta-feira, quando os outros juízes darão o voto na continuidade da sessão. A diferença do caso de Celso Cota, segundo o TRE-MG, é que houve uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais proferida em fevereiro deste ano declarando que, a partir de 19/10/2020 Celso Cota tinha recuperado seus direitos políticos.

Já que os embargos foram apresentados em janeiro de 2021 e essa decisão do TJMG aconteceu depois, Celso e a Coligação querem mostrar que essa decisão pode interferir no resultado dos embargos, deferindo a candidatura. Caso sejam rejeitados os embargos, o indeferimento da candidatura de Celso Cota ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a máxima justiça eleitoral brasileira.

Se o candidato recorrer ao TSE, o TRE-MG terá que aguardar uma decisão final da instância superior. Se for mantido o indeferimento pelo TSE, será feita nova eleição, sem data definida. Mas se o candidato não recorrer ao TSE, o indeferimento terá a sua decisão final e será marcado novo pleito. Poderá ocorrer, talvez, no segundo semestre de 2021.


Fonte:

Deixe seu comentário