Portal da Cidade Mariana

REUNIÃO

Vereadores de Mariana discutem sobre eventos e obras locais

22ª Reunião Ordinária marcou o retorno das atividades parlamentares para o segundo semestre de 2019

Publicado em 07/08/2019 às 07:19

A última segunda-feira, 05, foi marcada pelo retorno das atividades parlamentares da Câmara Municipal de Mariana no segundo semestre deste ano. Os vereadores participaram, na oportunidade, da 22ª Reunião Ordinária do ano. Fazendo uso da palavra e alegando “urgência para o debate” o vereador Bruno Mol (MDB) questionou a realização do Viva Mariana – Rodeio Show, que acontecerá na cidade entre os dias 22 e 25 de agosto, na Mina Del Rey. “O Executivo até pouco tempo atrás decretou situação de calamidade financeira e, agora, após uma votação nas redes sociais, anuncia a presença dos artistas mais caros do cenário nacional. Será mesmo o melhor momento para gastar tantos recursos com algo que surte tão pouco efeito para a cidade?”, questionou o parlamentar que foi acompanhado por alguns de seus pares.

Segundo o Executivo, através dos canais oficiais de comunicação, estão confirmados para apresentarem-se no evento os artistas Anitta, Maiara & Maraisa, João Neto e Frederico, e Sorriso Maroto. Outro ponto questionado pelos vereadores, entre eles Deyvson Ribeiro (SD) e Gerson Cunha (PSC), foi a falta de diálogo para a concessão da praça de alimentação para comerciantes e empresários locais. “Não sabemos de nenhum movimento por parte da prefeitura para que o espaço seja ocupado por nossos comerciantes e, assim, haja um benefício direto para nossa cidade. Vender a Praça para empresas de fora em nada contribui para o cenário local que já é tão preocupante”, alega Deyvson Ribeiro. 

Para mediar essa negociação, Deyvson e Gerson solicitaram à presidência da Casa a convocação de representantes do Executivo para que façam uma explicação da forma como o evento está organizado e como a cessão do espaço será realizada. O encontro está agendado para ser realizado na Câmara Municipal, na próxima quinta-feira, às 14 horas.

Adequação de PL’s – Ainda durante a Reunião Ordinária os vereadores aprovaram, em única discussão e votação, os Projetos de Lei, números 47/2019 e 48/2019, que readéquam as legislações existentes (LM nº 3.268/2019 e 3.269/2019). Os projetos corrigem as dimensões dos terrenos que foram doados ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Mariana, para a construção do novo Fórum e da sede do Ministério Público. As áreas são de, respectivamente 5.106,04 m² e 2.094,15 m². “Com a revisão dos PL’s o TJMG pode realizar seu trâmite interno para a construção das estruturas. Mas é importante ressaltar que o Executivo enviou o texto com este erro e precisaríamos seguir o trâmite obedecendo o regimento, mas entendendo a urgência fizemos a leitura e emitimos os pareceres das Comissões competentes durante o intervalo para que, em seguida, ele seguisse para votação”, alerta o vereador Marcelo Macedo (PSDB).

Casa de Apoio – O vereador Bruno Mol parabenizou o Executivo pela instalação da Casa de Apoio para o acolhimento de pacientes e servidores que fazem tratamento em Belo Horizonte. No entanto, o parlamentar solicitou que seja convidado para comparecer em uma reunião da Câmara o secretário municipal de Saúde para explicar o funcionamento detalhado do local e para que a Casa possa avaliar a forma como o local foi escolhido e como será operacionalizado.


Fonte:

Deixe seu comentário