Portal da Cidade Mariana

Série Eleições

Você conhece o marketing político digital? Venha saber tudo sobre o assunto.

O planejamento da campanha de marketing político digital é uma das etapas mais relevantes para uma presença digital positiva nestas eleições.

Publicado em 05/08/2020 às 07:00

(Foto: Portal da Cidade de Mariana)

Assim como a campanha física necessita de planejamento, a campanha de marketing político na Internet também pede método e planejamento estratégico prévio.

Apesar de a estrutura eleitoral de 2020 não estar totalmente arquitetada, é importante manejar a estratégia para o marketing político digital. É possível estabelecer uma técnica, planejamento e definir as ferramentas e pessoal capacitados para quando tudo estiver pronto.

Se o candidato já tem um site, o Google Analytics certamente será uma fonte quase inesgotável de informações sobre o eleitorado na campanha anterior e suas tendências atuais. Mas caso o político esteja iniciando sua participação nesse meio, ainda há tempo de gerar alguns dados estatísticos antes do início dos processos eleitorais.

Planejamento da campanha de marketing político digital :

  • Busque pessoal capacitado:  O marketing político digital é coisa séria e, por isso, é preciso ter pessoal qualificado à frente da campanha. São duas as opções: capacitar sua própria equipe ou terceirizar o serviço. A qualificação em marketing digital, neste caso é essencial. No marketing moderno não há mais espaço para amadores e curiosos.
  • Prepare as ferramentas básicas: Algumas ferramentas básicas, como o site do candidato, podem ser elaboradas de imediato, para que possa ser bem estruturado e tenha tempo para ajustes, caso se façam necessários. Fique atento para uma template responsiva, de modo a não ter problemas com os smartphones e tablets.
  • Projeto de SEO da campanha: Outra coisa que deve ser feita com muita antecedência é o trabalho de SEO no marketing político. Por definição, o processo de otimização de sites já é um processo demorado e por isso deve ser iniciado logo nos primeiros momentos de campanha. Apesar da nova legislação eleitoral prever o impulsionamento de campanhas, aí incluídos os anúncios no Google Ads, este custo será elevado.
  • Elabore um calendário editorial: A campanha eleitoral de 2020 pode estar longe, mas isso não impossibilita a criação de um calendário editorial personalizado de acordo com o calendário eleitoral, de modo a alinhar a pauta aos momentos de campanha. Estabeleça uma rotina editorial para que a equipe tenha metas de atualização, prevenindo possíveis atropelos na criação de conteúdo e consequentemente, material pobre em sua essência.
  • Produção de conteúdo: Conteúdo é algo de suma importância em termos de redes sociais e ferramentas de busca. Mesmo sem dados concretos para trabalhar, já é possível montar pelo menos esboços de publicações para apoio à campanha. Postagens para blogs e mensagens de mobilização e divulgação no Facebook, Instagram e Twitter também podem ser planejados com antecedência para dar mais dinâmica no processo eleitoral propriamente dito. Não se esqueça de criar também um protocolo de SEO para garantir visibilidade no Google e outros buscadores.
  • Produção de aplicativos: O uso de aplicativos para redes sociais deve ser uma das principais tendências das campanhas de 2020 em função da popularização dos smartphone e outros dispositivos móveis. Assim, essa é outra estratégia a ser definida desde já, em especial porque o mercado se mostra carente de profissionais de desenvolvimento, o que pode atrasar sua criação. Se faltarem dados de identificação visual como definição de partido e número, não é problema pois são itens de fácil incorporação, quando forem definidos.
  • Aprendizado das ferramentas: Na área de mídias sociais, por exemplo, existe muito a ser feito em termos de conhecimento de ferramentas digitais. É preciso ter gente capacitada em mídias sociais e também com intimidade com as ferramentas com as quais vão trabalhar.No caso do monitoramento de mídias sociais, é importante que a equipe esteja familiarizada com o funcionamento e recursos oferecidos pelo sistema que será adotado.

Como você vê, a preparação de uma campanha de marketing político digital é cheia de detalhes, portanto, antecipe-se e aumente suas chances. Desde já saiba de uma coisa, o correto planejamento da campanha de marketing político digital de 2020 é o primeiro passo para o sucesso eleitoral.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário