Portal da Cidade Mariana

LAMA

Atingidos pela lama em Mariana constroem casa em protesto contra demora de obras

A Fundação Renova tinha previsão de entregar os novos distritos em agosto de 2020. Mas a entrega só deve ocorrer no final do ano

Publicado em 05/11/2019 às 22:43

Atingidos fizeram ato simbólico na manhã desta terça-feira (5), em Barra Longa, a cerca de 60 km de Mariana, pelos quatro anos de rompimento da Barragem de Fundão. Dezenove pessoas morreram. Milhares tiveram a vida afetada pela tragédia ao longo de todo o Rio Doce. 

A lama da Samarco varreu o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, e atingiu ainda os distritos de Paracatu de Baixo, também em Mariana, e de Gesteira, em Barra Longa, no dia 5 de novembro de 2015. Estima-se que 385 famílias ficaram desabrigadas. Hoje, elas vivem em casas alugadas pela Fundação Renova, criada para reparar os danos da tragédia ou em casas de parentes, recebendo auxílio.  

Os manifestantes saíram de Mariana a caminho de Barra Longa. Na cidade, estão construindo uma casa para um dos atingidos como protesto contra o atraso da Fundação Renova para a reconstrução dos distritos. A previsão é terminar em fevereiro deste ano.   

A Fundação Renova ainda não entregou nenhuma casa dos três distritos que serão reconstruídos. No Novo Bento, que está mais adiantado, das 225 casas previstas, apenas duas estão com as paredes levantadas. Até agora, a Fundação obteve 17 licenças para construções. 


Fonte:

Deixe seu comentário