Portal da Cidade Mariana

Pandemia

Avanço do Covid-19 exige medidas

Prefeitos recém empossados de Mariana, Ouro Preto, Itabirito e Ouro Branco endurecem medidas contra avanço da pandemia.

Publicado em 06/01/2021 às 07:48
Atualizado em

Municípios se reunem contra o Covid-19 (Foto: Raissa Alvarenga)

A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), reservados para pacientes com Covid-19, segue em alta em Mariana, Ouro Preto, Itabirito e Ouro Branco.


Diante do colapso dos leitos de isolamento destinados a paciente suspeitos ou confirmados com COVID-19 no Hospital Monsenhor Horta, dos leitos de isolamento e de UTI pactuados com a Santa Casa da Misericórdia, em meio ao novo crescimento dos casos de Covid-19 foi realizada uma reunião com a participação de representantes dos poder executivo dos municípios da Micro-Região dos Inconfidentes.

A coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (06) na sede da Prefeitura de Ouro Preto teve a participação do prefeito de Ouro Preto (MG), Angelo Oswaldo, e a vice Regina Braga, do prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira e seu vice Élio da Mata, o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos e seu vice Celso Vaz, além do Prefeito Interino de Mariana, Juliano Vasconcelos.


O objetivo da reunião era discutir uma proposta de criação de um consórcio entre as cidades que compõem a microrregião dos Inconfidentes, para que as ações de enfrentamento e combate a COVID-19 sejam unificadas e potencializadas

Atualmente, os quatro municípios se encontram na Onda Vermelha do Minas Consciente - a fase mais restritiva do plano de retomada das atividades econômicas no estado

A proposta do consórcio surge em meio ao crescimento de casos na região, sobrecarregando o sistema de saúde das três cidades. Segundo o prefeito interino de Mariana, Juliano Vasconcelos (PPS), a proposta tem como objetivos a compra de medicamentos, exames e realização de procedimentos de média e alta complexidade. A medida, executada de forma integrada, segundo Juliano, vai gerar mais segurança e economia para os municípios. "O Estado poderá investir, as empresas mineradoras devem investir. Esta é uma proposta que precisamos fazer. Temos condições para isso e com certeza teremos um impacto positivo", ponderou o prefeito.

Transporte público

Um ponto ressaltado por Duarte, quando perguntado pelos jornalistas, é em relação às reclamações, constantes, da população quanto as aglomerações no transporte público. De acordo com o prefeito, caso a empresa concessionária destes serviços não atenda todas as solicitações do município, que foram apresentadas pelo Comitê de Saúde, para minimizar o impacto da proliferação do vírus, a prefeitura vai entrar com uma ação judicial para assumir a prestação deste serviço.

A empresa não demonstra que vai nos atender em nossas solicitações. Precisamos das linhas dos distritos, que foram retiradas. Precisamos do aumento do número de ônibus nas linhas dentro da cidade. Não podemos ir na contra mão e criar situações que só causam o aumento da propagação da doença”, disse.

O prefeito voltou reafirmar que medidas já estão sendo tomadas pelo Executivo, como aumento na fiscalização, campanhas maciças de conscientização, aumento no quadro de agente de endemias e abertura do diálogo com as forças policiais da cidade.


Comitê de Crise

A articulação de um Comitê de Crise já iniciou e a intenção, conforme afirmou o prefeito Angelo Oswaldo, é enxergar a região enquanto um território com características semelhantes, promover uma síntese da situação e apresentá-la ao governo estadual e ao Ministério Público. 


Angelo Oswaldo / Prefeito / Ouro Preto

Responsabilidade

Agindo com toda responsabilidade, em sintonia com o programa, mas procurando também resgatar as singularidades dos municípios, de maneira que não sejamos submetidos a um padrão que vai mais prejudicar do que auxiliar no combate à pandemia

Angelo Oswaldo / Prefeito / Ouro Preto

Seringas

Em compasso de espera para a chegada das vacinas ainda em processo de definição e aprovação pela Anvisa, o governo de Minas recebeu nesta quarta-feira (6) mais um lote com aproximadamente 600 mil seringas agulhadas que serão utilizadas para a vacinação contra a Covid-19 no Estado. O carregamento faz parte das 50 milhões de unidades adquiridas de forma antecipada, seguindo o Plano Estadual para Vacinação contra a doença. 

Recomendação

Apesar dos esforços das autoridades a recomendação para a população em relação aos cuidados a serem mantidos para controle da Covid-19, em atenção ao aumento dos índices de transmissão da doença é sempre usar máscara, evitar aglomerações e fazer a higienização constante das mãos.


©️ 2021 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário