Portal da Cidade Mariana

Ambiental

Cachoeira de Camargos será recuperada após ser atingida por rejeitos da barragem

O projeto de recuperação da cachoeira, apoiado pelos moradores do distrito de Mariana, foi aprovado no dia 22 de fevereiro

Publicado em 01/03/2019 às 06:10
Atualizado em

Cachoeira de Carmargos, distrito de Mariana (Foto: Divulgação I Fundação Renova)

A cachoeira de Camargos, localizada no distrito a 19km do centro histórico de Mariana sofrerá intervenções executadas pela Fundação Renova, após ser atingida pelos rejeitos da barragem de Fundão, rompida em 2015. O projeto de recuperação, que foi resultado de uma construção coletiva, a partir de encontros com a participação da população local foi aprovado no dia 22 de fevereiro.

A obra da cachoeira, que era um dos atrativos naturais do povoado e utilizada para lazer dos moradores antes de ser atingida pela lama, irá durar três meses. A estimativa é que ela esteja concluída até outubro deste ano, de acordo com a Prefeitura.

O presidente da Associação de Moradores do Distrito de Camargos, Adriano Márcio Dias, se mostrou esperançoso quanto a obra de restauração da cachoeira: “Estamos satisfeitos com o projeto apresentado pela recuperação da cachoeira. Ela é um bem de valor imensurável, faz parte da nossa cultura. Além da comunidade, outras pessoas vinham de fora para acampar e se refrescar nas águas da cachoeira”, disse o líder comunitário.

Além da remoção do rejeito, que atingiu o espelho d’água da cachoeira, a Fundação Renova e a Prefeitura farão outras melhorias no local. Entre elas, a construção de uma área de camping, a colocação de areia branca próximo ao poço, a instalação de corrimão de madeira no caminho de acesso e s instalação de lixeiras e banheiro, para preservação da limpeza do local. De acordo com Juliana Bedoya, líder das ações de Manejo de Rejeitos da Fundação Renova, a recuperação da cachoeira faz parte das ações de reparação previstas no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC).

Para o assessor da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alex Luz, a recuperação da cachoeira irá contribuir com o turismo na ciddade. “Acreditamos muito que com essa recuperação o distrito receba um grande número de turistas, refletindo consequentemente no crescimento do mercado local”, ressaltou.

Fonte:

Deixe seu comentário