Portal da Cidade Mariana

Abastecimento

Cachoeira do Brumado receberá mudança na captação de água

O SAAE realizou na nova fonte de abastecimento, conhecida como Captação do Lelé

Publicado em 28/03/2018 às 21:48
Atualizado em

(Foto: SAAE Mariana I Divulgação )

    Ao pensar na melhoria da qualidade do fornecimento de água no distrito de Cachoeira do Brumado, Amarildo Júnior, atual Diretor Executivo do SAAE Mariana, juntamente com sua equipe técnica, realizou uma visita na nova fonte de abastecimento, conhecida como Captação do Lelé.

    Neste caso, além de observar se a vazão da captação atende a comunidade, a equipe também realizou algumas coletas de amostras de água para análise. De acordo com a química do SAAE, Rhubia Morais, a qualidade da água está dentro dos parâmetros de sentidos preconizados pelo Ministério da Saúde (portaria 2.914).

    Portanto, essa nova fonte hídrica substituirá a Captação da Barreira que hoje abastece a comunidade local, mas tem alto teor de turbidez e traz transtornos à população, principalmente no período chuvoso. Para essa mudança, serão feitos aproximadamente 500 metros de extensão de rede para interligar a nova captação à linha de distribuição.

Recurso FUNASA

    O SAAE afirma sobre como as afirmações sobre o a perda do recurso para o abastecimento de água no distrito de Cachoeira do Brumado tinha o valor correspondido a quatro milhões de reais, são falsas e mal apuradas.

    Na audiência pública realizada no distrito no dia 18 de dezembro de 2017, a representante da FUNASA anunciou um recurso de cerca de 3 milhões de reais. O projeto do SAAE continua para esse valor.

    O Prefeito Duarte Junior esteve em Brasília na última quarta-feira (21) em encontro com Dr. Rodrigo Sérgio Dias, Presidente da FUNASA, e confirmou que os totais de três milhões 180 mil reais para abastecimento de água de Cachoeira do Brumado estão garantidos.

    Assim, o SAAE conclui que estão na fase de espera da visita dos técnicos da FUNASA para avaliação do projeto básico. 

Fonte:

Deixe seu comentário