Portal da Cidade Mariana

Meio Ambiente

Expedição Piracicaba - Pela Vida do Rio começa em Mariana

A programação acontece amanhã em Mariana e percorrerá outras 21 cidades

Publicado em 25/05/2019 às 01:30

(Foto: Divulgação)

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, promove uma expedição para estudos sobre a qualidade da água.

O evento começa neste domingo (26), na Praça Gomes Freire (Jardim) a partir das 11h, e irá percorrer 21 comunidades na bacia do Rio Piracicaba, desde o inicio da nascente, em Ouro Preto, até a foz, em Ipatinga.

O trajeto de 241 km do Rio Piracicaba será realizado parte em caiaques e por via terrestre, durante 11 dias, e contarão com a participação de 24 pessoas, dentre autoridades e gestores da área, lideranças socioambientais e pesquisadores. A expedição será finalizada no dia 5 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A expedição possibilitará a um amplo diagnóstico sobre a Bacia Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, realizado pelo laboratório móvel da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), que coletará amostras a serem comparadas com análises feitas em 1986, 1989,1993 e 1999. A expectativa é de que 20 mil pessoas participem das ações socioambientais e culturais, como registros audiovisuais das atividades produzidas durante o percurso e uma exposição fotográfica itinerante nas cidades entre 2019 e 2020.

Programação   

10h - Missa na Igreja de Nossa Senhora do Carmo - Praça Minas Gerais
11h - Abertura do lançamento da expedição, Praça Gomes Freire (Jardim). Logo após, carreata até onde nasce o Piracicaba e visita a nascente e instalação de Totem indicativo.

Fonte:

Deixe seu comentário