Portal da Cidade Mariana

EVENTO

Festa do cuzcuz de Padre Viegas é sucesso e deixa gostinho de quero mais

Nesta 16ª edição, mais de 200 pessoas trabalharam de forma voluntária para realizar o Festival

Publicado em 14/10/2019 às 07:55

(Foto: LUCAS MANTOVANI l PREFEITURA DE MARIANA)

Há dezesseis anos era realizado o primeiro Festival de Cuscuz em Padre Viegas. Começou pequeno, com apenas 5kg de fubá, sendo uma atividade bem restrita ao distrito. Graças ao empenho dos moradores e o investimento anual realizado pela Prefeitura de Mariana, o Festival de Cuscuz de Padre Viegas hoje já faz parte do calendário oficial de festas do município, atraindo muitas pessoas e mostrando toda a sua resistência ao manter a cultura do cuzcuz viva. 

Para o marianense Igor Azevedo, estudante, a tradição do cuscuz no distrito é muito importante. “É legal mostrar que uma coisa que era tão pequena, tão reservada, hoje se tornou tudo isso. Nós estamos mostrando nossa cultura para outras cidades, levando o nome de Mariana e de Padre Viegas para todo o estado e país”, disse. 

Nesta 16ª edição, mais de 200 pessoas trabalharam de forma voluntária para realizar o Festival. Além da produção de 4 sabores de cuscuz – tradicional, frango, vegetariano e doce -, a organização decorou toda a praça da igreja com tendas coloridas, barracas de bebidas e o palco. A festa começou às 11h30, com a apresentação da Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus, e seguiu durante todo o dia, passando por grupos de percussão e rodas de samba. 

Segundo Magaly Gonçalves, uma das organizadoras do evento, a festa mostra o amor dos moradores pela comunidade. “É muita gente envolvida, muitas pessoas que se doam para que esse evento seja realizado. É muito bom ver nosso distrito cheio e sendo visitado. Estamos mostrando o nosso cuscuz, que a gente tanto se orgulha”, afirmou. 

Presente ao evento representando o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, o secretário de Cultura Efraim Rocha deixou claro que o apoio a eventos culturais no município sempre serão prioridades da gestão. “Estamos em uma festa linda, toda realizada pelos moradores. Nós temos que continuar apoiando estas iniciativas, que mantém tradições importantes para todos nós. É um privilégio acompanhar o quanto o festival cresceu”. 


Fonte:

Deixe seu comentário