Portal da Cidade Mariana

REUNIÃO

Fórum dos prefeitos recebe governador do Estado e delibera solicitações à Renova

Encontro aconteceu na última sexta, 8, e reuniu chefes do Executivo de várias cidades da bacia do Rio Doce

Publicado em 17/11/2019 às 22:01

(Foto: FOTO: RAISSA ALVARENGA l PREFEITURA DE MARIANA)

Chefes do Poder Executivo das cidades da Bacia do Rio Doce, impactadas pelo rompimento da barragem de fundão, se reuniram na manhã da última sexta-feira, 8, para o 8º Fórum dos Prefeitos. O encontro aconteceu em Raul Soares e debateu temas importantes em relação ao andamento dos trabalhos nas cidades.

O prefeito de Mariana e presidente do fórum, Duarte Júnior, iniciou pontuando sobre a ação civil púbica, que corre aqui no país e também na Inglaterra, a criação de um consórcio do fórum, com fundo regional, para possibilitar a manutenção dos trabalhos ambientais coletivos e também indicando algumas mudanças e deliberações ao Comitê Interfederativo.

De acordo com as informações do setor jurídico, a decisão do julgamento do foro no exterior acontece no final do primeiro semestre de 2020. Todos os presentes foram pontuais ao afirmar que esperam ações mais efetivas em suas cidades. “Reforço aqui a importância da nossa união e vamos buscar fortalecer ainda mais esse Fórum. A ação conjunta e a criação da personalidade jurídica são importantíssimas e vão impactar positivamente no andamento de todo nosso trabalho”, afirmou o prefeito antecipando a notícia dada pelo Governador do Estado, Romeu Zema, que falou da proposta de reformas nas escolas municipais e estaduais de toda a bacia do Rio Doce. “A Secretaria de Educação ficará à frente das ações de revitalização das unidades de ensino”, disse o Governador.

Ponto importante e bastante cobrado durante os debates foi a simplificação dos processos para que os líderes do Poder Executivo possam executar os trabalhos com mais facilidade. O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) realizou a apresentação de como as melhorias irão acontecer, fator também criticado por alguns prefeitos, que até o dia de hoje, em cerca de R$ 300 milhões disponibilizados, foram liberados apenas R$ 1 milhão para obras de compensação. “É impossível trabalhar dessa forma. Tem que ter modificações imediatas para que possamos ter mais agilidade e conseguir trabalhar”, ponderou o prefeito de Ipatinga - MG, Nardyello Rocha.

Vice-presidente do grupo, o prefeito da cidade do Rio Doce – MG, Silvério da Luz, também frisou que este é um momento bastante importante para todo esse processo. “É a nossa busca para encontrar caminho para as reparações a todos os municípios que foram impactados pelo rompimento da barragem”, disse Silvério, que também corroborou com as mudanças no processo para a realização das obras de saneamento e estruturais para as cidades impactadas.

Os prefeitos receberam também a presença de representantes da Fundação Renova, BDMG, do Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, a secretária adjunta da Secretaria de Estado e Planejamento, Luísa Barreto, Deputada Estadual Celise Laviola e do Procurador Geral do Estado, Antônio Tonet. A 9ª reunião técnica do Fórum Permanente será realizada no mês de fevereiro de 2020, na cidade de Periquito/MG.

Fonte:

Deixe seu comentário