Portal da Cidade Mariana

Incêndio

Incêndio atinge Igreja do Rosário, em Ouro Preto

O fogo destruiu a porta lateral da igreja

Publicado em 11/03/2019 às 08:20
Atualizado em

(Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Ouro Preto)

Na madrugada desta segunda-feira, 11, por volta das 4h, um incêndio atingiu o Portal Lateral da Nave da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em Ouro Preto. O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas, mas quando chegaram ao local, metade do Portal já estava tomado. O trabalho dos Bombeiros impediu que o fogo avançasse para o interior da edificação.

As causas ainda são desconhecidas. Segundo a equipe, o incêndio pode ter sido agravado pela existência de materiais altamente combustíveis, pois havia um andaime feito de madeirite encostado no lado de dentro da porta.

A igreja, conhecida tradicionalmente como Rosário dos Pretos, preserva traços do período barroco. Sua planta e fachada curva fazem referência à arte mineira setecentista. Junto à São Pedro dos Clérigos, em Mariana, são as únicas catedrais mineiras que possuem características verdadeiramente barrocas em sua arquitetura.

Irmandade criada em 1715, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário é tombada pelo IPHAN, com registro no livro de Belas Artes
em 8 de setembro de 1939.

Fonte:

Deixe seu comentário