Portal da Cidade Mariana

Alerta de Chuvas

Instituto Nacional de Meteorologia divulga alerta de chuvas intensas

Região se encontra no alerta Laranja para chuvas intensas

Publicado em 22/02/2021 às 07:05
Atualizado em

Chuva no Bairro Barro Preto (Foto: Lauro Soares)

Travessa Monsenhor Rafael Coelho (Foto: Prefeitura de Mariana)

Travessa Monsenhor Rafael Coelho (Foto: Prefeitura de Mariana)

Travessa Monsenhor Rafael Coelho (Foto: Prefeitura de Mariana)

As chuvas chegaram com grande intensidade na região nos últimos dias, no final de semana já foi possível perceber por toda a cidade vários alagamentos e deslizamento de terras. Na manhã de hoje (22) vários bairros e distritos foram tomados pelo barro e as fotos foram espalhadas pelas redes sociais.

Equipes da prefeitura se mobilizaram para realizar as intervenções necessárias.


Mas o alerta é que as chuvas devem continuar provavelmente até o final do mês. O acúmulo de chuvas e as previsões de pancadas ao fim de dias mais quentes permanece.

“No decorrer da semana, a temperatura aumenta no estado e ocorrem essas chuvas típicas de verão, que são pancadas mais fortes. Esse cenário deve se agravar a partir de sexta-feira, sobretudo na Zona da Mata e no Leste de Minas Gerais. Um comportamento que tende a se repetir até o final do mês”, prevê o meteorologista professor Ruibram dos Reis, do Climatempo. “Nessa situação, os alagamentos em áreas urbanas são o que mais preocupa”, afirma o especialista.

Estado de Minas Gerais

O alerta vale para todo o estado de Minas. no mapa mineiro de precipitações acumuladas dos últimos 30 dias, fica claro como a concentração de umidade no solo já é intensa em várias regiões mineiras, sobretudo na capital, onde vigora o alerta de risco geológico por esse motivo. Observando o mapeamento, áreas como a Grande BH e a Região Central de Minas demonstram um forte acúmulo de chuvas, acima de 300 milímetros, no último mês. Outra zona acima de 250 milímetros abrange o Noroeste de Minas e a parte do Norte do Alto Paranaíba. Pequenas ilhas de forte acumulação pluviométrica também aparecem no extremo sul de Minas, na divisa com São Paulo, na parte norte do Leste de Minas e também na parte norte da Zona da Mata.


Defesa Civil

Permanecem os alertas da defesa civil.

Fonte:

Deixe seu comentário