Portal da Cidade Mariana

transtorno

Morador de Cachoeira do Campo teme danos por eucaliptos em sua residência

O morador pontua que as plantas vêm colocando em risco a saúde e a tranquilidade de sua família, especialmente neste período de chuvas fortes.

Publicado em 09/10/2020 às 05:40
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

A queda de árvores durante o período de chuvas pode provocar grandes transtornos e prejuízos, não somente materiais como também vindo a ferir ou até mesmo tirar a vida possíveis vítimas dos desabamentos.

O morador J.B Maia, residente na rua seis do bairro Vila Alegre em Cachoeira do Campo, denuncia descaso com as plantas que estão tirando sua tranquilidade e colocando em risco sua residência e sua família.  

Segundo ele, durante os períodos de chuva as plantas balançam muito e podem cair. Ele desabafa: “estamos correndo muito risco aqui em nossa casa, quando chove nós temos que sair de casa com medo deles caírem em cima… se cair sobre a nossa casa será fatal para todos que estão dentro de casa”.  

O morador também ressalta que já entrou em contato com diversos órgãos responsáveis pela segurança pública para solicitar a poda preventiva - que poderia anular os riscos de desabamento, visto que é comum a queda de eucaliptos por serem árvores de baixa resistência - mas não consegue a resolução da situação.  

Ele questiona sobre a responsabilidade da situação: “Já pedi a defesa civil para vir olhar estes eucaliptos aqui, mas eles dizem que o problema não é com eles… eu já pedi ao corpo de bombeiros para vir olhar, dizem que não é com eles… já pedi ao setor de meio ambiente para vir, mas também não é com eles… então com quem a gente tem que falar para cortar estes eucaliptos?”   

O Portal da Cidade buscou maiores informações sobre a questão e há um dilema: caso as árvores estejam em vias ou lotes públicos, a responsabilidade é, sim, dos órgãos municipais - como o setor de defesa social da prefeitura, manutenção urbana ou meio ambiente - já que as árvores que precisam ser podadas ou autorizadas para corte, normalmente, precisam passar pela vistoria e licenciamento ambiental. Contudo, caso as árvores estejam em terrenos particulares, cabe ao proprietário do terreno a responsabilidade de manutenção e poda.  

É importante pontuar que as árvores em questão são grandes e muito pesadas, se houver uma quebra e queda elas podem, de fato, provocar um acidente grave e destruir casas e espaços urbanos.  


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário