Portal da Cidade Mariana

Homenagem

Os 234 anos de nascimento de Dom Viçoso são celebrados em maio

Religioso tem história marcante em Mariana e diversas outras cidades do Brasil

Publicado em 23/05/2021 às 22:25

Reprodução da imagem de Dom Viçoso. (Foto: Gazeta da Semana)

Dom Viçoso dirigiu a Diocese de Mariana por 29 anos, lutou contra a escravidão e é lembrado com a criação de um trajeto de peregrinação do Caraça a Mariana, além da reedição de um livro que conta a história de sua vida, escrito em 1896 por Dom Silvério, seu afilhado. Em processo de beatificação, Dom Viçoso, de origem portuguesa, chegou ao Brasil em 1819. No último dia 13 de maio, ele foi lembrado pelos 234 anos de seu nascimento e, em julho, mês do seu aniversário de morte, terá sua obra celebrada.

Sua relevância para história mineira e também do Brasil é mostrada em estudos, artigos, livros sobre seu episcopado, e ainda poemas de Alphonsus de Guimarães, Dom Oscar de Oliveira e Carlos Drummond de Andrade. Dom Viçoso dá nome a ruas em Mariana e muitas outras cidades do país, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Juiz de Fora, Sabará e Viçosa. Viçosa, inclusive, é nomeada em homenagem ao religioso.

Em Peniche, sua terra natal, há o Largo do Bispo de Mariana e azulejos decorativos que contam um pouco da sua trajetória. A Santa Sé concedeu ao Dom Viçoso o título de Venerável, já que o Papa Francisco autorizou a publicação do decreto reconhecendo as suas virtudes heróicas. Só resta uma última exigência, que é a comprovação de um milagre a ser analisado pelos peritos da Congregação das Causas dos Santos. Enquanto isso, sua vida e obra são relembradas com o lançamento da quarta edição de sua biografia e do caminho de peregrinação.

Para ler a biografia completa de Dom Viçoso, clique aqui.


Receba as notícias por meio do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP 👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário