Portal da Cidade Mariana

Ação

Ouro Preto investe em tecnologia para se tornar uma “smart city” histórica

Por meio de inovações e investimentos em tecnologia, Ouro Preto se tornará a primeira cidade histórica "inteligente" do Brasil.

Publicado em 04/09/2020 às 05:45
Atualizado em

Basílica de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto (Foto: Júlia Souza I Jornalista )

A cidade de Ouro Preto já é reconhecida nacional e mundialmente por seu pioneirismo em cultura, artes e riquezas - tanto culturais, quanto arquitetônicas e naturais - agora está, novamente, sob os holofotes. Em agosto, a cidade estabeleceu uma parceria público-privada para aderir a um projeto de se tornar uma “cidade inteligente”, podendo se tornar a primeira "smart city" histórica do país.

O investimento para que esses planos sejam consolidados é alto - cerca de R$10 milhões - mas o ideal do projeto pode fazer valer a pena. As mudanças previstas são diversas, e englobam desde mudanças na iluminação da cidade, até disponibilização de acesso à internet em órgãos públicos do município.  

Estão previstas a modernização de todo o sistema de iluminação da cidade - por meio da substituição das lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED, de maior durabilidade e menor consumo - e a expansão da rede para locais em que não há iluminação pública, além de melhorias nos locais onde a iluminação é insatisfatória.

O projeto inclui, também, uma iluminação cênica de vários monumentos da cidade, com utilização de refletores do tipo Micro Led RGB que projetam qualquer padrão de cor escolhida.  

  Um aspecto relevante do projeto é a instalação de redes públicas de wi-fi, que atenderão diferentes regiões da sede, além de distritos e localidades do município.  

Além disso, todos os esforços que já foram implantados no município nos últimos anos, como a disponibilização de internet de alta qualidade em todas as escolas, creches e postos de saúde, serão agora atendidos por uma infraestrutura ainda mais robusta e com garantia de funcionamento por mais de duas décadas.

O contrato contará com os R$ 10 milhões de investimento, promovendo a uma concessão administrativa, para que o consórcio Ouro Luz opere o parque de iluminação pública e a infraestrutura de telecomunicações de Ouro Preto por 25 anos.

É interessante pontuar que toda a substituição da iluminação pública será supervisionada, de acordo com as orientações e a aprovação do IPHAN, de modo a harmonizar a temperatura da cor da iluminação com a ambientação característica da cidade histórica.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário