Portal da Cidade Mariana

CHUVAS

Período chuvoso: monitoramento da água e ações preventivas na bacia do rio Doce

A Fundação Renova acompanha a evolução dos parâmetros de qualidade da água em 92 pontos, de Mariana (MG) à foz, em Linhares (ES)

Publicado em 28/01/2020 às 21:33

A Fundação Renova esclarece que vem acompanhando o aumento do volume de chuvas nos últimos dias e os reflexos nos municípios de Minas Gerais e Espírito Santo onde atua.

 

Dentro do escopo de atuação da Fundação Renova e levando em consideração o histórico de enchentes da região, algumas ações estão sendo adotadas:

O Programa de Monitoramento QualiQuantitativo Sistemático (PMQQS) acompanha a evolução dos parâmetros de qualidade da água em 92 pontos, de Mariana (MG) à foz, em Linhares (ES). Entre esses pontos, estão 22 estações automáticas que transmitem dados diários, inclusive subsidiando o planejamento preventivo dos sistemas de abastecimento da bacia. As informações são armazenadas em um banco de dados e compartilhadas com os órgãos ambientais. 

No último, fim de semana, o alerta sobre turbidez foi identificado em duas das 22 estações automáticas que fazem o monitoramento da água da bacia do rio Doce. Atualmente, o nível de turbidez está dentro da normalidade para o período chuvoso.

Em Gesteira, subdistrito de Barra Longa (MG), a Fundação Renova vem realizando ações pontuais de manutenção na Escola Municipal Gustavo Capanema, construída no período emergencial, logo após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). 

 

No reservatório da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves (Candonga), devido ao grande volume de água decorrente das chuvas, foi identificada uma ligeira inclinação na primeira de três barreiras metálicas construídas para conter o rejeito que ainda poderia chegar ao reservatório da hidrelétrica . Apesar de análise técnica indicar baixo risco, por precaução e prezando pela segurança, a Fundação Renova isolou a área e os acessos às margens do reservatório, seguindo o plano de evacuação e emergência elaborado para a área.

Em Governador Valadares, a Fundação Renova disponibilizou apoio técnico ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e estão sendo adotadas medidas para evitar o desabastecimento de água no município e que incluem a disponibilização de bombas de captação de água nas Estações de Tratamento Central e do bairro Santa Rita. O cronograma da obra da adutora não sofrerá alteração em decorrência do período chuvoso.   

Em Galileia, a nova Estação de Tratamento construída pela Fundação Renova já está em funcionamento e em fase de operação assistida junto com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto da cidade. A Fundação Renova continua monitorando o nível da água do rio Doce, no município. 

Em Linhares, a Fundação Renova informa que elevou a altura da ensecadeira do rio Pequeno na madrugada do último domingo (26/1). A ensecadeira é uma estrutura provisória que impede o contato das águas do rio Doce com a lagoa Juparanã. Por precaução, também foi realizada a construção de uma estrutura temporária para impedir o contato das águas do rio doce com a da lagoa Nova. A Fundação Renova também vem atuando junto à Defesa Civil Municipal no monitoramento do nível dos rios.

Fonte:

Deixe seu comentário