Portal da Cidade Mariana

Retrospectiva 2020

Relembre os principais acontecimentos de Mariana do segundo semestre

Veja quais foram os principais fatos que ocorrem na região durante os últimos seis meses de 2020

Publicado em 29/12/2020 às 22:00
Atualizado em

Retrospectiva 2020 - 2º semestre (Foto: Portal da Cidade Mariana)

2020 está chegando ao fim. Este ano foi atípico e marcado, principalmente, pela pandemia da Covid-19. Por essa razão, as expectativas para um ano melhor e mais promissor em 2021 são enormes.

Para relembrar o que aconteceu durante este ano, o Portal da Cidade Mariana preparou uma retrospectiva com alguns dos principais acontecimentos de Mariana e região ao longo deste ano. Por isso, veja alguns dos fatos mais importantes do segundo semestre de 2020 (julho a dezembro).


Foto: Portal da Cidade Mariana

Em JULHO, as cidades históricas de Mariana e Ouro Preto comemoraram, respectivamente, 324 anos e 309 anos de história, cultura e tradição. Entretanto, este ano, as celebrações foram afetadas devido à pandemia da Covid-19 e solenidades como a do Dia de Minas, que concede medalhas a algumas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Mariana e do estado, aconteceram de forma virtual. Além disso, o mês foi marcado pela realização de passeatas na cidade que reivindicava a volta do comércio, a retomada das atividades da feirinha de Mariana, realizada aos sábados no estacionamento do Centro de Convenções, e a inauguração do “cãodomínio”.  


Foto: Portal da Cidade Mariana

AGOSTO foi marcado pelas ações relacionadas à segurança pública na Região dos Inconfidentes e seus distritos, tendo a Polícia Militar (PM) de Minas Gerais realizado, ao longo do mês, diversas prisões e apreensões de drogas e armas nas cidades. Ainda durante o mês, a empresa mineradora Vale iniciou as obras de descaracterização da Barragem Doutor, em Antônio Pereira. A medida, anunciada desde fevereiro, tem causado diversos impactos à população do distrito de Ouro Preto. Outros fatos que também foram muito comentados, em agosto, foram as obras de restauração da Praça Gomes Freire, conhecido como “Jardim de Mariana”, e as do antigo SESI.


Foto: Guarda Municipal

Em SETEMBRO, a Câmara de Mariana aprovou o Projeto de Lei nº 23/2020 que regulamenta e autoriza o armamento da Guarda Municipal de Mariana. A proposição, que dividiu opiniões da população marianense e que mobilizou manifestações e petições on-line, foi sancionada pelo prefeito Duarte Júnior (Cidadania). Ainda no Poder Legislativo, os parlamentares marianenses também aprovaram o PL nº 56/2020 que concede incentivos para quem utilizar energias renováveis, como a energia solar. A proposição, que ficou conhecida como IPTU verde, foi vetada pelo prefeito municipal, entretanto, os vereadores de Mariana derrubaram o veto no mês de dezembro. Por fim, iniciava-se no município as movimentações políticas para as eleições de 2020.


Foto: Eduarda Dias

Durante o mês de OUTUBRO, foram notificados diversos focos de incêndios na região. O Pico do Itacolomi, em Ouro Preto, infelizmente, registrou um dos maiores focos de incêndio de todo o estado. Mariana, por sua vez, teve o abastecimento de água comprometido em diversos bairros devido às queimadas. Além disso, fogo de grandes proporções atingiu a garagem de uma empresa na rodovia BR 129, próximo ao “trevo da Skol”. Ainda, fortes chuvas que também atingiram a região, causando danos em diversas residências e comprometendo o fornecimento de energia elétrica e internet.

Foto: Reprodução das redes sociais

As obras do Jardim de Mariana voltaram ao centro das discussões e chegaram a ser paralisadas pelo Ministério Público, em outubro, devido, principalmente, à construção de uma rampa de concreto no local que, posteriormente, foi removida. Por fim, no mês que antecedeu o pleito municipal deste ano, três dos seis candidatos à Prefeitura de Mariana (Celso Cota, Chico Veterinário e Patrícia Ramos) tiveram as suas candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral. Contudo, os demais concorrentes conseguiram reverter as suas situações jurídicas, sendo o ex-prefeito ainda permanece com o registro indeferido.


Foto: Fundação Renova

Em NOVEMBRO, mês que completou cinco anos do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, que causou a morte de 19 pessoas, uma desaparecida e a destruição de diversas comunidades e a Bacia do Rio Doce, a Renova entregou a primeira casa do reassentamento familiar. Além disso, no dia em que se celebra a Proclamação da República (15), os marianenses, assim como quase todo o país, foram às urnas escolher os seus representantes para os próximos quatro anos (2021 - 2024). À ocasião, além dos 15 representantes para o Poder Legislativo, o ex-prefeito Celso Cota (MDB) venceu o pleito municipal.

No entanto, por sua candidatura não ter sido deferida e ter tido o recurso negado no Tribunal Regional de Minas Gerais (TRE-MG), Mariana ainda não sabe quem assumirá a prefeitura no próximo dia 01 de janeiro, uma vez que ele ainda irá recorrer da sentença no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os demais candidatos eleitos foram diplomados no último dia 17. Outros fatos que chamaram a atenção em novembro foram o cadastramento para o Plano Habitacional da cidade pela Prefeitura Municipal e o lançamento do Pix.


Foto: Portal da Cidade Mariana

Por fim, chegamos em DEZEMBRO, mês em que o estado de Minas Gerais celebrou os seus 300 anos e a Arquidiocese de Mariana 275 anos da criação da sexta diocese brasileira. Diante ao aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus ― a cidade ultrapassou neste mês três mil casos de Covid-19 ―, além dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Ouro Preto terem alcançado 100% da taxa de ocupação, a Prefeitura de Mariana anunciou neste mês uma série de medidas para tentar diminuir a circulação do vírus.

Foto: Júlia Souza

Dentre elas estão o adiamento das feiras de gastronomia e artesanato e pista de patinação no gelo, que faziam parte do projeto “Natal de Luz 2020: Feira de Diversão, Gastronomia e Artesanato”, a contratação emergencial de profissionais da saúde e o rodízio de CPF para realizar compras em alguns supermercados da cidade. Essa última ação, que chegou a repercutir nacionalmente, porém não durou muito, visto que a Secretaria de Saúde recuou da decisão no último dia 20, após uma decisão judicial beneficiar ao SJ Supermercados para que não cumprisse com a decisão. Além disso, a Samarco, após cinco anos, retomou, na última semana, as suas atividades na Primaz de Minas, com 26% da sua capacidade de produção, e a polêmica obra de revitalização do jardim foi parcialmente entregue.


Para lembrar alguns dos principais acontecimentos do primeiro semestre deste ano, CLIQUE AQUI.  


O Portal da Cidade Mariana agradece a cada um de vocês, leitores, pela confiança em nosso trabalho.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲
Participe: CLIQUE AQUI 👈
Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.



Fonte:

Deixe seu comentário