Portal da Cidade Mariana

Pedido aceito!

Samarco tem pedido de recuperação judicial aprovado pela Justiça

Com isso, a empresa fica temporariamente isenta das ações judiciais de execução de dívidas pelos credores

Publicado em 12/04/2021 às 22:34
Atualizado em

(Foto: Reprodução redes sociais)

O pedido de recuperação judicial apresentado pela Samarco à Justiça foi aceito e determinado pela Segunda Vara Empresarial de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (12). A mineradora havia ajuizado o pedido na última sexta-feira (9). Com a aprovação, as ações judiciais movidas por credores da mineradora ficam temporariamente suspensas.

De acordo com o juiz Adilon Cláver de Resende, que responde pela decisão, a empresa deve apresentar uma proposta de reorganização aos credores, dentro do prazo estipulado, para não agravar a situação. "Determino à devedora a apresentação de contas demonstrativas mensais, enquanto perdurar a recuperação judicial, sob pena de destituição de seus administradores e também a apresentação do plano de recuperação no prazo improrrogável de 60 (sessenta) dias, contados da publicação da presente decisão", afirma.

A Samarco voltou a operar em Mariana, em dezembro de 2020 e para obter as licenças ambientais necessárias para a retomada, a mineradora precisou realizar diversos investimentos. Segundo informações, esse foi um dos motivos que levaram a empresa a formalizar pedido na justiça, já que a recuperação judicial é solicitada quando a empresa se encontra em dificuldades financeiras.

Para o reinício gradual da produção, com 26% da sua capacidade produtiva, a empresa reativou também, um dos seus três concentradores, no Complexo de Germano (MG), e a usina de pelotização 4, no Complexo de Ubu (ES).

Em nota, a Vale informou que o pedido de recuperação judicial contribui para o cumprimento do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), e consequentemente, a "geração de resultados sustentáveis”.

De acordo com a mineradora, os compromissos de reparação de danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, não serão afetados diante da decisão.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram 

Fonte:

Deixe seu comentário