Portal da Cidade Mariana

Iniciativa

UFOP realiza projeto em prol da saúde e qualidade de vida da terceira idade

Projeto da Escola de Educação Física mantém população da terceira idade ativa

Publicado em 13/06/2020 às 01:15
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

Durante a pandemia do novo coronavírus, especialistas das diversas áreas da saúde alertam para a importância da atividade física no fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças crônicas, como as do coração, osteoporose e diabetes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de intensidade elevada, semanalmente, para quem tem entre 18 a 64 anos.

Para quem está acima dos 60 anos, entretanto, a prática segura dessas atividades exige maior cuidado e orientação profissional. Tendo isso em vista, os professores da Escola de Educação Física da UFOP Daniel Coelho e Emerson Cruz coordenam o projeto de extensão Exercício Resistido para Idosos e Síndrome Metabólica, que tem por objetivo a manutenção da saúde e da qualidade de vida da população ouro-pretana na terceira idade.  

Com a paralisação parcial das atividades acadêmicas devido à pandemia e respeitando as recomendações de isolamento social, os bolsistas adaptaram as ações do projeto para que os participantes continuem se exercitando, sempre em casa.

A cada quinze dias, todos recebem um programa de atividades físicas, que são publicados em vídeo nas páginas oficiais do projeto no youtube e instagram, com sugestões de exercícios de alongamento, de musculação e aeróbicos. A cada novo programa a complexidade dos exercícios aumenta, sempre respeitando as limitações relatadas por cada um.

Além do envio dos programas, os bolsistas também respondem dúvidas sobre a execução correta dos exercícios enviadas pelos participantes por um aplicativo de mensagens instantâneas. "Esse feedback é importante, pois podemos dar continuidade na progressão dos exercícios, além de termos a certeza de que a nova proposta mantém o engajamento de quem treinava com a gente na Escola de Educação Física antes da pandemia", diz Paulo Victor de Assis Braga, estudante do curso de Educação Física e bolsista do projeto.

O PROJETO 

Em tempos menos atípicos, as atividades do projeto acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, entre 7h30 e 10h, sempre em duas turmas, cada uma com aproximadamente 25 participantes, no laboratório de musculação da Escola de Educação Física da UFOP. O projeto integra as ações do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário