Portal da Cidade Mariana

obras

Vale inicia obras de descaracterização da Barragem Doutor, em Ouro Preto

A previsão para a conclusão das obras é em 2021, a intenção das obras é que seja mantido o nível de água do reservatório da barragem na região.

Publicado em 26/08/2020 às 07:20
Atualizado em

Mina de Timbopeba (Foto: Portal da Cidade de Mariana via Google Maps)

A mineradora Vale vai dar início aos processo das obras preliminares para a construção do canal extravasor da Barragem Doutor, da Mina Timbopeba, em Antônio Pereira, o que faz parte da primeira etapa do processo de descaracterização.

A obra do desaguadouro, a qual tem estimativa de finalização para o final do ano de 2021, objetiva manter o rebaixamento do nível de água do reservatório da barragem. De acordo com a empresa, uma outra finalidade das obras seria a de aumentar a segurança da estrutura.

Em sua primeira fase, a obra do desaguadouro será realizada de modo seriado em regiões periféricas da barragem, com ofícios de terraplanagem, supressão vegetal, limpeza do terreno, e, finalmente, a escavação do canal. De acordo com a Vale, as obras já foram comunicadas à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

A estimativa é de que a obra crie mais de 300 vagas temporárias de trabalho - quase 200 trabalhadores já foram contratados por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine), sendo a maior parte deles da região.

Na sequência da conclusão do desaguadouro, a descaracterização de Doutor terá continuidade com a edificação de reforços externos à barragem, recuperação ambiental e reintegração da área ao meio ambiente local.

A Vale usará um acesso exclusivo para o tráfego de equipamentos com o objetivo de minimizar os impactos das obras para a comunidade, o qual se encontra em fase de implantação e deverá estar terminado até o final deste ano.

Aproximadamente 75 famílias residentes nas comunidades de Antônio Pereira e Vila Antônio Pereira serão realocadas seguindo a orientação da Defesa Civil de Minas Gerais. A previsão é que as famílias recebam assistência integral, com hospedagem, atendimento psicossocial, alimentação, entre outros serviços.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário